Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

PF realiza buscas em operação contra desvio de cota parlamentar envolvendo o deputado Gustavo Gayer

Publicados

MATO GROSSO

Policiais federais cumpriram nesta sexta-feira (25) mandatos contra suspeitos de desviar recursos públicos de cotas parlamentares e falsificar documentos para beneficiários de uma organização civil.

A TV Globo e a GloboNews apuraram que o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e alguns de seus assessores estão entre os alvos. O celular do deputado foi percebido, e a Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer favorável às buscas, autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

G1 e TV Globo tentam contato com o deputado, que afirmou em uma rede social que foi acordado às 6h “com a minha porta sendo esmurrada pela Polícia Federal”. Segundo ele, “o que eu sei até agora é que esse inquérito foi aberto no mês passado, 24 de setembro, né? Está aqui, ó, não dá para saber nada, ter nenhuma informação do que se trata. Sei que alguns assessores meus também receberam a busca e apreensão”, disse Gayer em vídeo. “Vieram na minha casa, levaram meu celular, HD, meu SSD. Essa democracia relativa está custando caro para o nosso país. Alexandre de Moraes determinou essa busca e apreensão agora, aqui no documento não fala o porquê. Numa sexta-feira, sendo que a eleição é no domingo”, afirmou.

Leia Também:  Corpo carbonizado e fuzil antiaéreo é localizado após queda de avião

Embora não seja candidato no segundo turno, Gayer está envolvido na campanha de um dos candidatos à prefeitura de Goiânia. Até às 7h30, a PF não divulgou mais informações sobre os alvos, afirmando apenas que os recursos públicos eram direcionados para empreendimentos privados. Na casa de um dos assessores do deputado, foram apreendidos mais de R$ 70 mil em espécie.

Ao todo, o STF autorizou 19 mandados de busca e apreensão, executados no Distrito Federal e em quatro cidades de Goiás: Cidade Ocidental, Valparaíso, Aparecida de Goiânia e Goiânia. 

A PF informou que investiga os crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e peculato, mas nesta fase, os suspeitos responderão pelos crimes apenas se houver denúncia formal do Ministério Público recebida pela Justiça.

Chamada de “Discalculia”, a operação faz referência a um transtorno de aprendizagem que envolve dificuldade com matemática. As investigações apontaram um acto falsificado entre os documentos de criação da organização social, incluindo nomes de crianças de 1 a 9 anos no quadro.

Leia Também:  Condenado por homicídio no Tocantins é preso pela Polícia Civil em Confresa
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  Em Rondonópolis/MT e em Guarantã do Norte/MT, carregamento ilegal de madeira é apreendido pela PRF

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  Secel abre inscrições para o 6º Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA