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Plano vai trazer melhorias para mobilidade urbana na Região Metropolitana

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Os diagnósticos e pesquisas realizadas para a elaboração do Plano Metropolitano de Logística e Mobilidade Sustentável do Vale do Rio Cuiabá (PlanMob VRC) foram apresentados em audiência pública realizada nesta segunda-feira (29.05). O objetivo do Plano é trazer melhorias para e soluções para mobilidade urbana e integração entre os municípios que fazem parte da região metropolitana.

Além da apresentação dos dados, a audiência foi uma oportunidade para ouvir sugestões do público presente, que pode acompanhar a reunião tanto presencialmente, como de forma remota pelo YouTube. A audiência pode ser vista aqui.

O secretário Adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Sinfra-MT, Rafael Detoni, apresentou as origens do plano e destacou a realização de uma pesquisa de Origem e Destino Domiciliar, a primeira realizada na região desde 2005. Segundo Detoni, essa pesquisa é uma oportunidade de conhecer os deslocamentos da população de forma quantitativa e qualitativa, escutando opiniões sobre a qualidade desses deslocamentos.

A apresentação foi conduzida pelo engenheiro José Carlos Xavier, do Consórcio responsável pela elaboração dos estudos. Além da pesquisa de Origem e Destino, foi apresentado um inventário da malha rodoviária, que percorreu mais de 1.400 quilômetros de rodovias da região e vias e avenidas urbanas, analisando a situação de cada uma.

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A pesquisa também analisa o transporte de cargas na região e as rotas utilizadas por ciclistas, tanto no dia a dia, quanto em passeios de lazer e um diagnóstico da legislação de mobilidade da região.

Um dos dados destacados é que a maior parte dos deslocamentos diários é feito dentro dos próprios municípios. É o caso de Várzea Grande, onde apenas 20% dos deslocamentos são em direção à capital. Apenas Nossa Senhora do Livramento registrou mais viagens intermunicipais, com direção justamente a Várzea Grande.

“Essa pesquisa desmistifica algumas lendas urbanas. Saio muito satisfeito em razão dos números que vemos trazendo, das descobertas. Agora nós vamos avançar com o fechamento do relatório, absorvendo todas as contribuições e terminando a fase de diagnósticos”, concluiu Rafael Detoni.

O PlanMob VRC é voltado para a logística de toda a região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, composta por Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal e Chapada dos Guimarães. O objetivo é estabelecer diretrizes, propostas de ação, programas e investimentos para a política de mobilidade na região metropolitana.

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Todos os documentos dos estudos realizados estão disponíveis no site da Sinfra-MT e também no site do PlanMob.

Fonte: Governo MT – MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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