MATO GROSSO
PM prende três pessoas que transportavam mais de 300 kg de maconha em carro roubado
MATO GROSSO
Conforme o boletim de ocorrência, os policiais militares da 2ª Companhia Independente foram informados por equipes da inteligência do Bope, Força Tática dos 1º, 5º e 11º Comandos Regionais, sobre um veículo Gol e um Cretta que estavam transportando grande quantidade de entorpecentes, com destino ao município de Canarana.
Os policiais encontraram o primeiro carro apontado na denúncia estacionado em um restaurante no trevo conhecido como Postinho, e, em seguida, identificaram os dois suspeitos. Durante a abordagem, o trio apresentou diversas informações desencontradas.
As equipes flagraram um saco preto contendo dez tabletes de maconha. Eles disseram que a carga tinha como destino a cidade de Marabá, no Pará. Dois dos suspeitos possuem passagens por tráfico.
Em seguida, os militares localizaram o condutor do Cretta, que fugiu em alta velocidade ao perceber a aproximação das equipes. O homem avançou em uma plantação de milho e percorreu por aproximadamente 2 km, até que saltou do carro e foi detido, posteriormente.
No carro, a PM encontrou os tabletes de maconha, que também estavam embalados em um pacote azul, prontos para comercialização.
O carro havia um registro de roubo em Cuiabá no dia 3 de maio.
Os suspeitos, os entorpecentes e os veículos foram encaminhados à delegacia.![]()
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.