MATO GROSSO
Polícia Militar apreende 30 quilos de explosivos em Guarantã do Norte
MATO GROSSO
Policiais militares da 13º Companhia Independente e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizaram a apreensão e destruição de cerca de 30 quilos de artefatos explosivos, na tarde desta segunda-feira (17.10), em Guarantã do Norte. O material foi localizado na noite anterior, na zona rural do município.
Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 22h de domingo (16) a equipe da PM recebeu denúncias de moradores de uma comunidade rural sobre o encontro de um material semelhante a explosivos, na beira de uma rodovia.
De imediato, os policiais militares foram até o local informado e confirmaram a veracidade do material.
Em seguida, foi realizado contato com os policiais militares do Bope, que, por meio dos técnicos explosivistas do Batalhão, repassaram orientações a respeito dos procedimentos de segurança a serem adotados para o recolhimento e isolamento do material.
Diante da situação, a equipe da 13º CIPM realizou o registro de ocorrência relatando a apreensão do material.
No dia seguinte, a equipe dos técnicos explosivistas do Bope se deslocou para a região, com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e realizou avaliação e relatório técnico do material, bem como a destruição dos artefatos explosivos, em um ambiente seguro.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.