MATO GROSSO
Politec entrega medalha de mérito Ciência e Justiça a servidores e autoridades
MATO GROSSO
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) entrega, na tarde desta quarta-feira (29.11), a medalha do mérito Ciência e Justiça a 20 personalidades civis, militares e servidores públicos em reconhecimento aos serviços prestados para o crescimento e fortalecimento da instituição ao longo dos anos.
A cerimônia será realizada a partir das 15h, no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
A medalha de mérito foi instituída em 2020 e, desde então, é entregue anualmente aos homenageados, definidos pelo Conselho de Política Científica da Politec.
Dentre as autoridades homenageadas estão: a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, o secretário de Segurança Pública, coronel PM César Augusto Roveri, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Corrêa Mendes, a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, a juíza de Direito Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, e o apresentador, jornalista e radialista, Edivaldo Ribeiro.
Também receberão a medalhas os peritos oficiais criminais Emivan Batista de Oliveira, Márcio Alexandre Prado Monteiro da Silva e Marcos Antonio Contel Secco; os peritos oficiais médico legistas Eduardo Andraus Filho e Marcos Eiti Nishimura; os papiloscopistas Gislene da Silva Ribeiro Dias e Joelson Carlos de França; o técnico em necropsia Rubival de Arruda Gomes Junior; a técnica de desenvolvimento econômico e social Aline Xavier dos Passos e a analista administrativa Danielle Marques de Almeida Trevizan.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.