MATO GROSSO
Politec entrega novo espaço para academia de ginástica e musculação aos servidores
MATO GROSSO
Um novo espaço para a academia de ginástica e musculação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi aberta ao público nesta quarta-feira (06.04). O local onde funcionava um depósito inutilizado foi reformado com recursos da Politec, e adaptado para a instalação dos equipamentos da antiga unidade, e novos equipamentos, adquiridos por meio de incentivo financeiro do Fundo Nacional de Segurança Pública que compreende a Promoção de ações de valorização e melhoria da qualidade de vida dos profissionais de segurança.
A academia da Politec não recebia novos aparelhos desde de sua inauguração no início de 2014. A obra de reestruturação custou o valor de R$ 247 mil, entre reforma e aquisições de equipamentos.
A finalidade do espaço é oferecer a melhoria da capacidade cardiorrespiratória, de força muscular, resistência e flexibilidade, proporcionando aos seus usuários uma vida mais saudável.
Durante a inauguração, o Diretor-Geral da Politec Rubens Sadao Okada agradeceu a todos os servidores que colaboraram com a concretização do projeto de reestruturação, e anunciou novas melhorias para a academia. “ A Politec é um órgão estressante, a gente trabalha em um ambiente muito pesado, e este é um espaço para a gente poder ter uma convivência melhor, melhorar o relacionamento interno da instituição e na segurança, pois o espaço está disponível para todos da Sesp, não é só da Politec. E nós estamos finalizando um projeto para a ampliação deste espaço para comportar os novos equipamentos que estão chegando, e reformar o banheiro, para ficar melhor ainda esta academia. Faço o convite que os servidores da Politec façam o uso deste espaço que é nosso”, reforçou.
As academias integradas de Ginástica e Musculação situadas nas unidades da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Politec, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Judiciária Civil, estão vinculadas à Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Segurança Pública, e foram implantadas por meio do Convênio celebrado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O novo espaço disponibiliza a supervisão de quatro educadores físicos, e funciona com os horários organizados para que a academia possa ficar 12 horas aberta, das 7h às 19 horas, de segunda a sexta-feira. De acordo com a educadora física Sandra Caetano, os treinos são elaborados de acordo com a necessidade e objetivos e características físicas de cada aluno. A unidade tem capacidade de atendimento de 15 pessoas por hora.
“Foram adquiridos vários equipamentos novos que não tinha no espaço antigo, alguns ainda não foram entregues, um exemplo dos novos equipamentos é o gráviton, piso de borracha, remada sentada articulada. Quem quiser saber todos que chegaram convido a nos fazer uma visita”, citou.
Conforme a Coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança, Mônica Rodrigues de Souza, a academia faz parte da política de valorização dos servidores da Segurança Pública, pois contribui para a qualidade de vida dos profissionais. “É de fundamental importância este espaço para a Politec. Os benefícios de praticar atividade física para os servidores da segurança são inúmeros, pois possibilita saúde e bem estar, inclusive minimizando o estresse na rotina do trabalho, e consequentemente no desempenho de suas funções”, afirmou.
Com a reinauguração da academia, a expectativa é que haja aumento da procura da unidade. Somente em 2022, a academia recebeu 22 novas matrículas. “A expectativa é das melhores possíveis, pois neste último mês apenas com o movimento da inauguração do novo espaço o movimento da academia já obteve uma melhora significativa.E também estamos tendo bastante procura de alunos perguntando sobre a matrícula pois querem começar a malhar no espaço novo”, disse Sandra.
Como começar
Para novas matrículas, o interessado precisa apresentar atestado de aptidão física fornecido pelo médico, e de informações sobre os dados funcionais. A academia pode ser utilizada pelos funcionários, servidores e estagiários da Politec e de demais órgãos desconcentrados da Secretaria de Estado de Segurança Pública.


MATO GROSSO
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.
“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”
A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.
“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.
“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou
Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.
“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
FPA-MT quer agenda com governador para apontar falhas no sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial
-
MATO GROSSO18 horas atrás
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais
-
MATO GROSSO18 horas atrás
AACCMT destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil