Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

População manifesta para que governo volte atrás e lance a obra de ferrovia com o nome de Vicente Vuolo

Publicados

MATO GROSSO

Líderes Comunitários se reúnem para manifestar contra a decisão de troca de nome da primeira ferrovia do estado de Mato Grosso. A manifestação acontece na próxima quarta-feira (22) às 10h00 da manhã, em frente à Assembleia Legislativa do estado.

Segundo Ricardo Lobo que é secretário adjunto de ações comunitárias, ninguém foi consultado para que a troca fosse efetuada, fazendo com que não só os líderes mas também a comunidade se sentisse “decepcionada”.

”Eu me sinto decepcionado, todos conhecem a luta do Vicente Vuolo, todos sabem quem foi ele e como ele faz parte e é importante para a história do estado. Nada mais justo de que homenagear alguém que tem história e raizes aqui, afinal, alguém sabe quem é Olacyr de Moraes?”, pontuou Ricardo.

Sobre o caso: 

Durante a solenidade de lançamento da primeira ferrovia de Mato Grosso, foi informado que o nome da via foi substituído. Lembrando que a construção desse meio foi uma luta que durou toda a vida do ex-senador Vicente Vuolo, e que carregaria o nome dele.

Leia Também:  Médico sofre acidente com BMW após passar em quebra-molas e faz alerta sobre manutenção de motos

Durante o lançamento, foi informado que os trilhos foram anunciados com o nome de um empresário que está investindo na obra, levando o nome de Olacyr de Moraes.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  PSDB vê "cenário favorável" e prevê eleger 4 deputados à AL de MT

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA