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Pré-Enem Digit@l 2024 em Várzea Grande terá mais aulas durante a semana

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A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Várzea Grande, que está com 2.219 estudantes inscritos para o Pré-Enem Digit@l 2024, iniciou o projeto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com uma novidade este ano. A DRE ampliou as aulas com atividades presenciais e online de segunda-feira a sábado, além de plantão tira-dúvidas.

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação para Jovens e Adultos (EJA) inscritos são de 45 escolas espalhados em cinco municípios que contemplam a DRE, sendo 28 delas na cidade de Várzea Grande, três em Acorizal, quatro em Jangada e cinco em Nossa Senhora do Livramento e Poconé cada.

De acordo com a diretora regional de Educação, professora Maria Denise Souza Carvalho, em 2023 foram mais de 200 estudantes do polo aprovados apenas para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em diversos cursos. “A meta para a edição do Enem 2024 é chegarmos a 600 aprovações”, falou.

A responsável pelo Pré-Enem Digit@l da DRE, a professora técnica da Coordenadoria Pedagógica (Coped), Ana Carolina dos Santos, diz que teve o olhar sensível ao sugerir ampliar as aulas para cinco dias da semana e não apenas três, como em 2023.

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Ela contou que no ano passado as aulas aconteciam de acordo com o horário em que o professor tinha disponibilidade. Além disso, Ana percebeu que os jovens apresentaram interesse maior em aulas no período noturno.

“Atenderemos todos os dias os estudantes, com aulas online e presenciais. De segunda, quarta e sexta as aulas serão de forma online. Na terça, quinta-feira e sábado as aulas serão presenciais em uma escola polo. Isso nos mostrou que quando o estudante possui um local como referência para estudar, o aproveitamento no ensino é muito melhor”, explicou.

Para nenhum inscrito ficar sem participar das aulas, a DRE do polo Várzea Grande optou por realizar todos os aulões no período noturno, sendo online ou presencial. No formato presencial, as aulas ocorrerão na Escola Estadual Militar Tiradentes, em Várzea Grande, a partir da próxima quarta-feira (16.04). Também haverá aulões nos quatro municípios que contemplam a diretoria regional, sendo o primeiro em Poconé no dia 4 de maio.

“Decidimos realizar todos os dias as aulas por que eu, como professora, acredito no potencial dos nossos estudantes, tenho por missão proporcionar a melhor forma de aprendizado a eles. Nas lives estamos tendo respostas positivas, estamos tendo participação deles. Isso é muito gratificante. A meta esse ano é alcançar 600 aprovados”, finalizou Ana.

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Pré-Enem Digit@l MT

A Seduc deu o pontapé inicial no Pré-Enem Digit@l 2024, no dia 23 de março, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com a presença de mais de 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino. Na oportunidade, foi entregue para cada estudante o kit de material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios e simulados.

Este ano, em Mato Grosso, foram 17 mil estudantes inscritos do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos no curso preparatório. Durante os nove meses do Pré-Enem vão ocorrer aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O curso faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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