MATO GROSSO
Prefeito articula na Infraero mais voos comerciais em Sorriso
MATO GROSSO
O prefeito Ari Lafin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, entregaram ao diretor da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Aparecido Luiz da Silva, pedido para a implantação de novas linhas aéreas para voos comerciais diários. “No caso da Azul buscamos a implantação de mais uma linha. Já da Latam e Gol, é para a abertura de linhas”, explica Cláudio Oliveira. Atualmente, há um voo diário para Cuiabá. Um dos destinos pleiteados pelas lideranças é a rota para São Paulo.
O prefeito expuseram que Sorriso é a terceira maior economia do Estado e tem aeroporto regional. “Sorriso é um município jovem e que tem uma força de desenvolvimento gigante”, expôs Ari Lafin, acrescenta que o município congrega 15 municípios numa abrangência de 200 quilômetros. “Há uma grande expansão demográfica, chegando a 18,41% ao ano”, destaca o gestor que completa “são mais de 1,3 mil escritórios de negócios instalados somente no nosso Município, o que acaba acarretando na necessidade de deslocamento para negociações, por exemplo, dessa forma, há um mercado em expansão aéreo também”, acrescentou.
O prefeito também manifestou que, além das viagens de negócios, há um crescimento também do mercado de turismo. “Em parceria com o Condess, elaboramos um panorama de Sorriso com esses e vários outros dados e vamos encaminhar às empresas”, reforça.
O aeroporto Adolino Bedin teve, recentemente, a pista de pouso e decolagem ampliada. “Pretendemos ampliar e alargar a pista para recebimento de aeronaves de maior porte, também estamos trabalhando na ampliação do embarque e desembarque, com o olhar para um novo prédio com melhores adequações, ampliação do pátio das aeronaves, hoje já possuímos dois PAPI -sistema de ajudas visuais à navegação aérea-, enfim, trabalhamos para ter um aeroporto moderno aos usuários e empresas interessadas em operar linhas aéreas nele”, disse Cláudio, através da assessoria.
Conforme Só Notícias já informou, de janeiro a maio, 21,7 mil pessoas embarcaram e desembarcaram no aeroporto sorrisense, 15% maior em relação a 2022.
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.