MATO GROSSO
Prefeito cita impactos e teme onda de demissões em Chapada
MATO GROSSO
O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, disse temer os impactos econômicos provocados pelas interdições na MT-251. A situação, segundo ele, pode representar uma onde de demissões na cidade.
Nos preocupamos porque pode-se chegar a um ponto de começar a se dispensar, gerar desemprego
As interdições foram adotadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, diante do risco de desabamentos nos paredões do Portão do Inferno.
Quase duas semanas após o réveillon, conforme Froner, o fluxo de visitação já teve uma queda de 50%.
“As alternativas de acesso são longas, isso eleva o frete, dificulta o abastecimento e aumenta os preços dos produtos, também diminuiu o fluxo de visitação de turistas, de casas veranistas, cai o movimento de pousadas, feiras, comércios e de restaurantes”, afirmou.
Segundo Froner, a alta nos preços e a queda no fluxo de visitação da cidade representa o risco de uma onda de demissões.
“Nos preocupamos porque pode-se chegar a um ponto de começar a se dispensar, gerar desemprego. Isso traz dificuldades, principalmente àquelas famílias que dependem da prestação de serviço, não só nas atividades turísticas, mas na atividade imobiliária, que é muito forte em Chapada, condomínios, construção civil, e isso têm impactado todas essas cadeias”, afirmou.
Exigiu medidas
A empresária Gisele Carvalho, proprietária de uma pousada em Chapada dos Guimarães, exigiu das autoridades que medidas sejam tomadas para resolver a situação.
“Já impactou faz tempo, estamos sofrendo há cinco anos, veio pandemia, veio reforma da praça e agora essa grande palhaçada do governo”, disse.
“Fiz uma exigência, que se abra essa meia pista durante o dia, das 6 da manhã às 20h. Que resolvam esses problemas à noite, nós precisamos ter o direito de ir”.
“Nós queremos essa pista aberta e eles vão ter que abrir, ou a gente abre”.
Segundo Carvalho, os impactos das interdições já estão sendo sentidos na pele em todos os setores.
“O alimento subiu demais, porque não tem por onde os caminhões passarem, os supermercados estão sofrendo, os bares sofrendo, pousadas sofrendo e a população em geral”.


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
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