MATO GROSSO
Prefeito determina atendimento a mais de 10 mil pacientes sem agendamento nas UBSs
MATO GROSSO
Segundo um levantamento feito pela Superintendência da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), desde o dia 7 de janeiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município já realizaram 10.002 atendimentos espontâneos, após a implementação da portaria assinada pelo prefeito de Cuiabá Abilio Brunini. A medida autoriza o primeiro atendimento sem necessidade de agendamento prévio, garantindo rapidez e eficiência na atenção primária sem comprometer os atendimentos previamente agendados.
O prefeito Abilio Brunini visitou algumas unidades para verificar de perto se os atendimentos das consultas não agendadas estão sendo realizados. “Quero dizer para vocês que os postos estão atendendo, sim, às demandas espontâneas. Estou verificando unidade por unidade para garantir que esse atendimento seja, de fato, disponibilizado para a população.”
De acordo com a secretária municipal de saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, a iniciativa busca reduzir a sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), reservando-as para casos mais graves. “Nossa proposta é garantir agilidade na atenção primária, dispensando assim que as UPAs sejam procuradas por motivos mínimos”, destacou a secretária.
Como funciona o atendimento espontâneo?
O atendimento espontâneo é destinado a situações não programadas, como urgências, emergências, orientações ou até mesmo para agendamento de consultas. A prática é realizada em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e envolve:
- Chegada do paciente à unidade de saúde.
- Avaliação inicial realizada por um enfermeiro.
- Encaminhamento para consulta médica imediata ou, caso necessário, agendamento para outro momento.
- Atendimento médico ou outro serviço indicado.
Esse modelo de acolhimento permite priorizar os atendimentos conforme o grau de risco ou vulnerabilidade do paciente.
Período crítico e combate a doenças sazonais
A portaria ganha ainda mais relevância em um momento no qual há um aumento expressivo de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya. A intensificação das chuvas favorece a proliferação do Aedes aegypti, principal vetor dessas arboviroses. Com isso, garantir um fluxo ágil de atendimento nas UBSs ajuda a identificar e tratar precocemente os casos, desafogando as UPAs e reforçando o sistema de saúde municipal.
A medida já apresenta resultados significativos, mostrando o compromisso da administração em otimizar os serviços de saúde e atender com eficiência a população.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.