MATO GROSSO
Prefeito posta no Face fotos de casamento no Caribe: “Ousei viver”
MATO GROSSO
O prefeito de Sinop (a 480km de Cuiabá), Roberto Dorner (Republicanos), usou as redes sociais para publicar diversas fotografias do casamento com a secretária de Assistência Social da cidade, a arquiteta Scheila Pedroso da Silva, de 29 anos.
No último dia 20 de novembro, um grupo seleto de convidados acompanhou a cerimônia de casamento que ocorreu em um resort de luxo em Punta Cana, na República Dominicana, no Caribe.
Na publicação, Dorner disse que aos 73 anos se permitiu “viver o extraordinário” e se casar em um local paradisíaco.
“Aos 73 anos, eu ousei viver o extraordinário. Um novo ciclo iniciou! Ciclos são formados com início, meio e fim! E só podemos viver o novo quando nos permitimos recomeçar”, disse.
“Foram quase três anos adiando a data do casamento. A ansiedade já tomava conta de nossos corações. Tudo estava preparado para vivenciarmos este momento, tão especial para nós. Enfim, Scheila Pedroso, nosso dia chegou. E tudo foi perfeito”, disse o prefeito.
“Você estava tão linda, que todo aquele paraíso se tornou insignificante perto da beleza que você radiava”, acrescentou.
Para realizar o casamento no Caribe, o prefeito se licenciar do cargo por 7 dias no dia 19 de novembro. No período, quem assumiu a Prefeitura foi o vice-prefeito Dalton Martini (Patriota).
Ver essa foto no Instagram
FONTE/ REPOST: CÍNTIA BORGES – MÍDIA NEWS
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.