Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Prefeitura cai em golpe e perde meio milhão de contas federais

Publicados

MATO GROSSO

Prefeitura de Rondonópolis (212 KM ao sul de Cuiabá) denunciou à Policia Civil de Mato Grosso que perdeu cerca de meio milhão de reais ao cair em um golpe no fim do mês passado. Os recursos eram relacionados a transferências em contas federais, ou seja, de convênios com o governo federal.  

Ao todo foram retirados R$ 463.7 mil que foram depositados em 8 contas diferentes através de Transferência Eletrônica Disponível (TED).  

De acordo com boletim de ocorrência registrado no dia 8 de março pela servidora Emilly Karolyne Freitas de Almeida, no dia 24 de fevereiro, o secretário de Finanças do município, Rodrigo Silveira Lopes, teria recebido um telefonema de uma suposta servidora da Caixa Econômica Federal, que estaria atualizando o modo de segurança das contas.  

Segundo ela, o secretário lhe incubiu de concluir o atendimento à suposta servidora da Caixa que deu o nome de Ana Maria. Porém, Lopes a advertiu para que não passasse nenhuma semana ou chave de acesso para a pessoa do outro lado linha.

Leia Também:  VÍDEO: Asfalto recém-concluído em Cuiabá é destruído por estouro de rede de esgoto

Porém, Emilly afirma que recebeu um link da internt bank da Caixa para preencher e concluir a tal atualização.  

“No dia 07/03/2022 por volta das 10:00 horas da manhã a comunicante relata que o assistente de varejo Dário José Marciel Zorza entrou em contato com ela para relatar se a transação bancária TED de sexta-feira havia dado certo. A comunicante relata que foi analisar as TED que foram realizadas e descobriu as 8 transferências das contas federais totalizando o valor de R$ 463.700 para 8 contas diferentes do Santander, Banco Juno, Banco do Brasil, Banco Inter, Banco c6”, diz trecho do registro policial.  

 

Outro lado

A Secretaria Municipal de Finanças informa que, assim que soube da ocorrência contestou a transação junto a Caixa Econômica Federal (CEF). Feito isso, foi realizado boletim de ocorrência na Polícia Civil. “Tomamos todas as providências cabíveis para que nenhum caso como esse ocorra novamente. Uma delas foi a troca das senhas de acesso de todos os usuários do sistema de finanças da Prefeitura”, comentou o secretário Rodrigo Silveira Lopes.

Leia Também:  Sede do Procon Estadual muda de endereço a partir de segunda-feira (10)

FONTE/ REPOST: PABLO RODRIGO – GAZETA DIGITAL 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Seplag apresenta pilares da política de gestão de pessoas do setor público estadual

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA