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Prefeitura entregará novo Mercado do Porto e suspenderá atividades na estrutura antiga

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A poucos dias da inauguração da primeira etapa da reforma e ampliação do Mercado do Porto, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico informa que o local terá as atividades suspensas entre os dias 17, 18, 19 e 20 de junho para que os permissionários possam fazer a mudança para o novo espaço. Após quase 30 anos de existência, esta é a primeira vez que o local passa por um grande processo de revitalização, um sonho antigo do prefeito Emanuel Pinheiro.

“É com imensa alegria que anunciamos o início desta nova era do Mercado do Porto no dia 21 de julho. Mas para isso, é necessário que os permissionários tenham um tempo hábil para realizarem a mudança para o novo espaço e deixarem tudo pronto para receber a população cuiabana. Sendo assim, será necessário suspender as atividades no local durante quatro dias, entre 17 e 20 de julho, para que às 6h do dia 21 de julho o Mercado já comece a funcionar a todo vapor, nas novas instalações”, disse o prefeito.

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A solenidade de abertura será no dia 21, a partir das 8h, com uma programação especial. “Estamos montando uma programação que vai abranger não só o dia da inauguração, mas também o sábado e domingo, inclusive com promoções e atividades envolvendo a área cultural e outras ações em conjunto com o setor produtivo”, disse o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Importante ressaltar que os feirantes que comercializam peixes, carne, frutas, legumes e verduras vão ocupar uma área provisória, para que seja realizada a segunda etapa da reforma do Mercado do Porto, que vai abranger o espaço atual. “A área provisória já está demarcada e com climatização, com todas as condições para receber os feirantes. Os demais permissionários, que comercializam queijos, doces, condimentos, cereais, entre outros produtos, além dos restaurantes, já ocuparão o espaço definitivo.

“Vamos entregar o novo Mercado do Porto com uma estrutura durável e atraente, que se tornará um novo ponto turístico na cidade. O espaço contará com iluminação em LED, asfalto de qualidade, paisagismo, cercas, calçadas e jardins. Queremos consolidar ainda mais o local como um ponto de referência da cultura cuiabana, com conforto e qualidade”, finalizou Pinheiro.

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Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso

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A pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais 2025, elaborada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), revela que roupas (35%), calçados (19%) e perfumes (17%) são os presentes mais desejados pelos consumidores mato-grossenses neste ano. O ticket médio previsto para os gastos na data é de R$ 298, valor 14% superior ao registrado em 2024. O dado sinaliza uma retomada do consumo afetivo e um cenário favorável para o varejo, especialmente para os pequenos empreendedores.

O levantamento mostra que 68% dos entrevistados pretendem comemorar a data, representando um crescimento de oito pontos percentuais em relação ao ano passado. O presente ainda é a principal forma de celebração, mas as experiências afetivas e o almoço em família também ganham espaço. Segundo o estudo, o comportamento mais comum será a combinação entre presente e almoço, praticada por 11,4% dos consumidores.

Segundo a analista Técnica do Sebrae/MT, Érika Cunha, o Dia dos Pais representa uma excelente oportunidade para os setores de comércio e serviços alavancarem as vendas com campanhas temáticas, kits personalizados e experiências diferenciadas. “Além das grandes redes, pequenos empreendedores também podem se beneficiar da data, apostando em criatividade, atendimento personalizado e produtos sob medida — como cestas, presentes artesanais e serviços de delivery — para conquistar clientes em busca de algo especial e afetivo”, disse.

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Outro destaque da pesquisa são os fatores que influenciam a decisão de compra: promoções (71,5%) e qualidade dos produtos (59,8%) aparecem como determinantes. Além disso, 36,5% dos consumidores afirmaram que irão pesquisar preços, especialmente em lojas físicas. Pequenos comércios representam 23,3% da preferência de compra, ficando atrás apenas das lojas de departamento, o que demonstra a importância da personalização e do atendimento próximo como diferencial competitivo.

A classe C lidera o volume de consumo, representando a maior parcela do público que irá às compras, enquanto as classes A e B puxam o ticket médio para cima, com maior disposição para investir em produtos como joias, eletrônicos e perfumes importados. Ainda assim, 80% dos consumidores devem adquirir até dois itens, mantendo o perfil de consumo conservador da data.

O Sebrae/MT também identificou um aumento na intenção de gasto: 61% dos entrevistados afirmaram que devem gastar mais este ano em relação a 2024. Esse comportamento se intensifica conforme a faixa de renda, sendo mais comum entre os consumidores das classes A e B. A pesquisa ainda mostra que 41% dos consumidores pretendem comprar na semana que antecede o Dia dos Pais e 30% já na primeira semana de agosto, o que reforça a necessidade de ações promocionais concentradas nesse período.

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Dados da pesquisa

O levantamento foi conduzido por entrevistas telefônicas, entre os dias 3 e 27 de junho de 2025, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 1.120 residentes, maiores de 18 anos. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

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