Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Presidente da AMM: “Nunca as prefeituras receberam tantos recursos quanto na gestão Mauro Mendes”

Publicados

MATO GROSSO

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, afirmou que a atual gestão do Estado, liderada pelo governador Mauro Mendes, foi a que mais repassou recursos aos municípios.

Durante o Encontro Municipalista Mato-grossense 2022, realizado nesta quarta e quinta-feira (30.11 e 01.12), Fraga ressaltou que além de o Estado pagar em dia os repasses obrigatórios, também faz centenas de parcerias com os prefeitos.

“Nunca houve tanto recurso financeiro transferido pelo Governo do Estado para as prefeituras quanto nos últimos anos. E desejo que nesses próximos quatro anos o senhor continue fazendo essa gestão com responsabilidade, com equilíbrio fiscal e financeiro, estabelecendo mais parcerias com os prefeitos e prefeitas”, disse ele, que também é ex-prefeito de Nortelândia.

Nessa gestão, somente na área de Infraestrutura, o Governo do Estado firmou convênios com os municípios que superam a casa de R$ 1 bilhão, de forma a tocar obras de asfalto urbano, recuperação asfáltica, construção de praças e outras obras urbanas.

Além disso, outras centenas de obras em todas as áreas são tocadas diretamente pelo Estado e beneficiam a população dos 141 municípios.

Leia Também:  Humoristas cuiabanos irão fazer shows gratuitos com orientação para trânsito mais seguro

“Se não fosse a gestão tão eficiente e tão segura que o senhor vem fazendo no Estado de Mato Grosso, muitos gestores poderiam estar renunciando pelas dificuldades que teriam. Os prefeitos têm a garantia de dinheiro na conta para esses convênios realizados. Me sinto tranquilo em declarar o quanto o senhor tem sido parceiro dos nossos prefeitos”, completou.

O deputado federal reeleito Juarez Costa também citou o volume de investimentos feito pelo Estado, que tem aplicado mais de 15% de tudo o que arrecada (Receita Corrente Líquida) em investimentos em prol dos mato-grossenses.

“A ponte de Cocalinho, a MT-140, a MT-010, a MT-235, a MT-208, a MT-274 que já está com ordem de serviço… Todas essas obras são fruto do trabalho do governador Mauro Mendes e de sua equipe”, mencionou.

Em seu discurso, o governador Mauro Mendes adiantou que essa postura municipalista será mantida nos próximos quatro anos e que o Estado irá atuar junto aos municípios para que todas essas obras sejam concluídas.  

“Posso garantir que vamos fazer muito parecido com o que fizemos no primeiro mandato. Fortalecer as parcerias e cobrar para executar todas essas obras. Vamos ter diretrizes importantes dentro do Governo, e uma delas é praticar o princípio constitucional da eficiência. A eficiência do gasto, da qualidade no gasto, da arrecadação e das entregas. Esse espírito de colaboração vai sempre existir do nosso lado”, concluiu.

Leia Também:  Inscrições abertas para a ‘1ª Copa Fecomércio-MT de Futsal

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  VÍDEO: Pais e alunos da escola estadual Juarez Rodrigues estão confiantes que não haverá transferência para outra escola

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA