Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Presidente do Hospital H.Bento esclarece descredenciamento da Unimed no Pronto Atendimento ortopédico

Publicados

MATO GROSSO

O presidente do Hospital H.Bento, Dr. Fábio Mendonça, esclareceu nesta quinta-feira (17) os motivos pelos quais o hospital deixou de oferecer o serviço de Pronto Atendimento ortopédico para pacientes do plano Unimed.

A decisão tem gerado transtornos e reclamações por parte dos pacientes que buscam atendimento em casos de urgência e emergência 24 horas.

“A Unimed passa atualmente por uma nova gestão e, de forma unilateral, decidiu descredenciar o Hospital H.Bento, mesmo diante de todo o histórico de atendimento ortopédico e dos serviços prestados à comunidade. A operadora tem essa autonomia, e trata-se de uma decisão de gestão”, explicou o presidente, em entrevista ao programa Entre Elas, da rádio CBN Cuiabá.

Segundo Fábio Mendonça, uma das alternativas encontradas foi manter o atendimento em consultas durante o dia, por meio dos médicos cooperados do hospital.

“Nós sofremos com isso, e os pacientes também, porque sabemos que os Prontos Atendimentos de outros hospitais acabam ficando lotados. Quem procurar o PA do H.Bento durante o dia será atendido pelos médicos cooperados e, se houver necessidade de imobilização, medicação ou outro procedimento, o hospital arca com os custos, sem repasse da Unimed. Dessa forma, conseguimos manter o atendimento no período diurno. Já à noite e nos finais de semana, quando não há médico cooperado, o atendimento não é realizado”, pontuou.

Leia Também:  Carreta transportando colheitadeira pega fogo em rodovia de Mato Grosso

Questionado sobre a possibilidade de um acordo para retomar o credenciamento com a Unimed, o presidente afirmou que houve diversas tentativas de negociação, todas sem sucesso.

“Há dois anos seguimos em tratativas, tentando ao máximo evitar que a população fique desassistida, mesmo enfrentando uma dificuldade de ordem político-administrativa. Tentamos retomar o atendimento, mas recebemos a resposta de que não há interesse por parte da operadora em reativar o credenciamento”, concluiu.

Sobre o H.Bento
A sede do hospital funciona há 4 anos onde era o antigo Sotrauma, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, e é conduzido por um grupo de médicos especialistas. A unidade atende pacientes dos principais planos de saúde. O prédio está localizado na Av. Dom Aquino, no 355 – Dom Aquino, Cuiabá.

Além do Pronto Atendimento especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Clínica Médica, o hospital também oferece atendimentos em várias especialidades Ortopédicas, Infectologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Urologia, Gastroenterologia e Neurocirurgia.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  "Casas populares eram desejo antigo da população; parceria com o governo faz toda a diferença", afirma prefeita de Alto Taquari

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA