MATO GROSSO
Presidente nacional oficializa Ludio como pré-candidato do PT em Cuiabá
MATO GROSSO
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann (PT-PR), confirmou que a única pré-candidatura da sigla em Cuiabá será do deputado estadual Ludio Cabral (PT).
A confirmação do nome do parlamentar ocorreu após a direção nacional avaliar que a ex-deputada federal Rosa Neide (PT), está fazendo um trabalho como diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e por isso deve continuar
“Nós conversamos muito dentro do Partido, e nós tínhamos o nome da Rosa Neide, uma companheira que teve uma votação expressiva em 2022, uma militante histórica do PT e a candidatura do deputado Lúdio Cabral. Mas avaliamos que é importante que a Rosa Neide fique onde ela está agora no cargo dentro da Conab. Hoje ela cumpre um papel importante dentro da Conab. Então o PT avaliou que seja importante ela ficar aqui em Brasília, na capital e ser o vínculo do partido e a militância de Mato Grosso com o governo federal. É claro que ainda temos a discussão dentro da Federação com PV e o PCdoB. Mas dentro do PT esse foi o encaminhamento e nós vamos caminhar unificado”, disse Gleisi Hoffmann nesta quinta-feira (14) em entrevista à rádio Capital FM.
Com a definição, a presidente nacional do PT afirmou que agora a discussão em relação à capital mato-grossense será dentro da Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PV e PCdoB, já que também existe a pré-candidatura de José Roberto Stopa (PV), atual vice-prefeito.
Gleisi Hoffmann também afirmou que não existe nenhum diálogo para que a Federação posso discutir com outras candidaturas, como uma possível aliança com o União Brasil, que tem como pré-candidato o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União).
A definição homologa a decisão da direção municipal do PT de Cuiabá, que já havia escolhido Lúdio como pré-candidato.
Médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) foi reeleito deputado estadual em 2022 com 47.533 votos, dos quais 22.356 foram em Cuiabá, o que fez do petista o deputado mais votado na capital.
Ele já foi vereador da capital em dois mandatos (2004 a 2012) e disputou a prefeitura de Cuiabá em 2012 chegando ao 2⁰ turno e disputou o governo do Estado em 2014.


MATO GROSSO
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.
“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”
A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.
“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.
“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou
Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.
“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
FPA-MT quer agenda com governador para apontar falhas no sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial
-
MATO GROSSO14 horas atrás
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais
-
MATO GROSSO14 horas atrás
AACCMT destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil