Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT classifica posse para segundo mandato do governador Mauro Mendes como memorável

Publicados

MATO GROSSO

A posse do governador Mauro Mendes neste domingo (1º.01) foi marcada por emoção. Na cerimônia, a primeira-dama Virginia Mendes esteve ao lado do filho Luis Antônio Mendes, que representou as irmãs Ana Carolinna e Maria Luiza Mendes, que não puderam comparecer. Em seu discurso de posse, o governador ressaltou a importância da primeira-dama do Estado e da família, cuja compreensão foi fundamental para que pudesse se exercer uma boa gestão, segundo ele.

“Virginia sempre soube compreender e me auxiliar em muitas missões, e, mesmo enfrentando dificuldades de saúde, sempre esteve ao meu lado. Obrigado pelo companheirismo e lealdade”, disse o governador.

O governador também agradeceu ao filho, Luis Antônio. “Obrigado por estar aqui representando suas irmãs e obrigado por ser esse grande parceiro. Com seu trabalho e apoio consigo me dedicar à população mato-grossense”, agradeceu.

Foto: Jana Pessôa

A primeira-dama Virginia Mendes destacou as qualidades do esposo, e afirmou o compromisso de estar ainda mais próxima das ações do Governo do Estado.

“O Mauro tem uma qualidade que admiro muito: a dedicação. Ele se entrega e se doa em tudo que faz, e nos últimos quatro anos não mediu esforços para se dedicar aos trabalhos à frente do Estado. Isso o deixa um pouco ausente da família. A nossa filha caçula, Maria Luiza, às vezes não o vê nem pela manhã e nem à noite, mas compreendemos a missão que ele assumiu. Quero, ao lado dele, continuar retribuindo a confiança dos mato-grossenses. Temos muito a fazer pelo social. Podem contar comigo e com a minha equipe”, afirmou Virginia Mendes.

Leia Também:  MT Saúde e Ipem assinam termo de adesão ao programa Integridade

Durante a posse dos novos secretários de Estado, o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, pontuou a participação da primeira-dama e força que ela representa para as ações do Estado. “O senhor, governador, é um homem abençoado por ter uma família e uma guerreira do seu lado, que está a todo momento te acompanhando, assim como nos auxiliando. Virginia, a sua determinação e dedicação fazem diferença nesta gestão. Você realmente supera todas as expectativas com a sua força e com a sua fé em Deus”, afirmou.

Wellington Fagundes também apontou a diferença da participação da primeira-dama do Estado nas ações do Governo de MT e durante a campanha eleitoral. “Dona Virginia faz diferença nas ações, especialmente no social, e com todas as dificuldades que ela enfrentou com sua saúde no período eleitoral, não faltou a ela energia para motivar todos nós”, observou.

“Mato Grosso nunca teve uma primeira-dama que foi às aldeias indígenas, que gosta de fazer as entregas, muitas vezes com dificuldades de saúde, mas gosta de estar presente fazendo o verdadeiro social e olhando para os que mais precisam neste Estado”, declarou o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi.

Em ato ecumênico, o pastor Valmir Nascimento, presidente do conselho de educação e cultura das Assembleias de Deus de Cuiabá e região, classificou o dia como histórico. “É um dia que o Senhor no concedeu para, juntos, abençoar as autoridades, um dia histórico”. O Padre Danilo Guedes, do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, durante sua bênção declarou: “A partir da renovação deste mandato, tomemos posse da certeza que Deus conduz a nossa história”.

Leia Também:  Polícia Militar orienta competidores que irão participar da 23ª edição da Corrida Homens do Mato

“Hoje iniciamos um novo ciclo e esta data será memorável em nossas vidas”, concluiu Virginia Mendes.

Acompanharam a cerimônia a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino, o procurador-geral de Justiça, Ministério Público do Estado (MPE), Deosdete Cruz, os procuradores de Justiça Marcos Regenold e Marcelo Ferra, a defensora pública-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso, Gisela Alves Cardoso. Ainda, os senadores Wellington Fagundes, Jaime Campos e Margareth Buzetti, o deputado federal eleito Fábio Garcia, deputados estaduais da atual legislatura e eleitos, secretários de Estado, prefeitos e convidados.

Posse dos secretários

Governador Mauro Mendes, primeira-dama Virginia Mendes, secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho e secretários e secretárias de EstadoO governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta deram posse a 16 secretários no salão Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Das 17 pastas do Governo do Estado, permanecem desde a primeira gestão 13 titulares. Para Mauro Mendes, todos os gestores têm a missão de dar sequência às entregas já iniciadas para que Mato Grosso seja ainda melhor nos próximos anos para todos os cidadãos.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Atualização da NR-1 torna obrigação promover a saúde mental no trabalho

Publicados

em

Com a atualização da Norma Regulamentadora nº1 (NR-1), promover a saúde mental no ambiente de trabalho passa a ser uma obrigação legal para todas as empresas brasileiras. A modificação da norma do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai exigir avaliação dos chamados riscos psicossociais na gestão de segurança e saúde do trabalho. De acordo com MTE, setores com alta incidência de adoecimento mental, como teleatendimento, bancos e estabelecimentos de saúde, serão prioridade na fiscalização.

Com objetivo de orientar e preparar os estabelecimentos de saúde para a mudança, o Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), promoveu na manhã desta terça-feira (15), palestra aos seus associados para esclarecer dúvidas sobre o tema.

A medida, que era para entrar em vigor a partir de maio, foi adiada e deverá entrar em vigor no início de 2026 como explica a advogada Priscielly Virmiero da FCS Advogados. “Foi um pleito das entidades patronais para que fosse adiada, recebemos a informação ontem do adiamento, mas temos que aguardar a publicação oficial. Nas próximas semanas outros movimentos importantes para essa mudança serão publicados, com um guia que será disponibilizado ainda esse mês, e a publicação de um manual, que será mais completo sobre o tema em até 90 dias”.

Leia Também:  Presidente Jair Bolsonaro e governador participam da formatura de 506 policiais militares de MT

De acordo com Priscielly a atualização da NR-1 trouxe a inclusão dos riscos psicossociais, mas não especificou quais são esses riscos, nem como será feita a investigação sobre eles. “Isso traz muita insegurança jurídica para as empresas, pois a mesma pode estar seguindo um procedimento e um auditor chega para fiscalizar e entender que não é o ideal, precisamos diminuir esse risco de desencontro nas orientações, e esse guia virá justamente para direcionar as empresas”, pontuou.

Já a psicóloga da Pizzatto Consultoria, Rafaela Oliveira ressalta que a promoção de saúde mental no ambiente de trabalho tem que ser olhada também como uma oportunidade para as empresas, para trabalhar também na formação das lideranças dentro da organização.

“Líderes têm impacto muito grande no ambiente de trabalho, na saúde mental, no olhar que o colaborador tem para a empresa, pois ele é o representante organização ali no dia a dia com a equipe. Então treinar e desenvolver uma liderança é muito importante. É ele um dos responsáveis por criar um ambiente de segurança psicológica dentro da empresa, essa segurança psicológica, que é como a pessoa se sente dentro da organização, se elas podem falar, se elas podem contribuir, se elas podem ser elas mesmas dentro da organização”, afirmou.

Leia Também:  Rotam prende duas mulheres por tráfico de drogas em Cuiabá

A psicóloga reforça que um ambiente saudável é bom para o funcionário e para a empresa. “Um colaborador que se sente bem em um local de trabalho será mais eficiente, e a empresa também se beneficia com isso, os dois ganham com isso. Sem falar que uma empresa que se preocupa com a saúde mental do seu colaborador se torna mais atrativa para as pessoas, pois hoje em dia muitos trabalhadores renunciam um bom salário para trabalhar em um ambiente saudável”, reforçou.

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West destacou que a discussão sobre a saúde mental e a formação de lideranças nas organizações tem sido pauta recorrente no sindicato.

“Sabemos que saúde mental tem sido um tema amplamente debatido no mundo e falar sobre o assunto é crucial para evoluirmos, como sindicato cumprimos o nosso papel de levar essas informações aos estabelecimentos de saúde de Mato Grosso e promover oportunidades para que elas evoluam junto com a mudança de cenário que acompanhamos. Em relação a NR-1 é fundamental estarmos atentos, visto que em caso de descumprimento da normativa, haverá aplicação de multas e outras sanções legais a empresa”, explicou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA