MATO GROSSO
Primeira-dama de São José do Xingu destaca atenção da primeira-dama do Estado às mulheres indígenas do Xingu
MATO GROSSO
A abertura do evento contou com a apresentação da dança típica dos povos Kaiapós, e com a presença da idealizadora do projeto, a primeira-dama de São José do Xingu, Suélen Rodrigues, e do prefeito Sandro Costa. A primeira-dama Virginia Mendes foi representada pela secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho.
“Estou muito emocionada. Dizem que um projeto leva em torno de 10 anos para acontecer, e exatamente este ano esse projeto completa 10 anos. Eu e meu esposo iniciamos os projetos sociais nas aldeias do Xingu e estamos extremamente felizes por mostrar nesta passarela o potencial do trabalho e a criatividade dessas mulheres indígenas, guerreiras e tão importantes para o nosso estado, para o Brasil e o mundo. Essa é uma grande conquista”, afirmou Suélen Rodrigues.
A primeira-dama de São José do Xingu destacou o momento político que o estado vive e, ressaltou a atenção e o apoio que os povos indígenas recebem da primeira-dama de MT, Virginia Mendes.
“A política mudou muito e eu não poderia deixar de agradecer todo o apoio da nossa primeira-dama Virginia Mendes, toda a atenção e cuidado que ela tem com as nossas comunidades indígenas. Ela faz jus ao título de madrinha dos povos indígenas. Se nós estamos aqui é pelo incentivo dela que nos encoraja, porque ela nos dá exemplo, é uma mulher que nos inspira”.
Grasielle Bugalho falou da responsabilidade de representar a primeira-dama Virginia Mendes e do carinho que ela tem pelos povos indígenas.
“Chapada é o município do coração da nossa primeira-dama de MT, ela viveu boa parte da sua vida nesta cidade, que hoje tem uma janela de oportunidades. Falar em nome da madrinha da população indígena nos emociona. Algo que a primeira-dama Virginia Mendes realmente ama é ir nas aldeias, vivenciar a realidade dessa população. O projeto Menire Xingu trouxe para Chapada mulheres que nunca sonharam em sair da aldeia e agora essas imagens irão percorrer o mundo. Parabéns à primeira-dama Suélen e ao prefeito Sandro pela dedicação aos nossos irmãos e irmãs”.
O 3º Chapada Fashion foi realizado pela prefeitura de Chapada do Guimarães com o apoio do Governo de MT e outros parceiros. Cerca de 260 modelos desfilaram na passarela, em evento idealizado pelo produtor de moda Edson Guilherme.
O projeto Menire Xingu apresentou 30 peças confeccionadas por mulheres indígenas. Objetivo do evento é a união de moda, sustentabilidade, solidariedade, cultura e empreendedorismo
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.
Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.
A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.
A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.
“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO6 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL3 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo