MATO GROSSO
Primeira-dama de São José do Xingu destaca atenção da primeira-dama do Estado às mulheres indígenas do Xingu
MATO GROSSO
A abertura do evento contou com a apresentação da dança típica dos povos Kaiapós, e com a presença da idealizadora do projeto, a primeira-dama de São José do Xingu, Suélen Rodrigues, e do prefeito Sandro Costa. A primeira-dama Virginia Mendes foi representada pela secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho.![]()
“Estou muito emocionada. Dizem que um projeto leva em torno de 10 anos para acontecer, e exatamente este ano esse projeto completa 10 anos. Eu e meu esposo iniciamos os projetos sociais nas aldeias do Xingu e estamos extremamente felizes por mostrar nesta passarela o potencial do trabalho e a criatividade dessas mulheres indígenas, guerreiras e tão importantes para o nosso estado, para o Brasil e o mundo. Essa é uma grande conquista”, afirmou Suélen Rodrigues.
A primeira-dama de São José do Xingu destacou o momento político que o estado vive e, ressaltou a atenção e o apoio que os povos indígenas recebem da primeira-dama de MT, Virginia Mendes.![]()
“A política mudou muito e eu não poderia deixar de agradecer todo o apoio da nossa primeira-dama Virginia Mendes, toda a atenção e cuidado que ela tem com as nossas comunidades indígenas. Ela faz jus ao título de madrinha dos povos indígenas. Se nós estamos aqui é pelo incentivo dela que nos encoraja, porque ela nos dá exemplo, é uma mulher que nos inspira”.![]()
Grasielle Bugalho falou da responsabilidade de representar a primeira-dama Virginia Mendes e do carinho que ela tem pelos povos indígenas.
“Chapada é o município do coração da nossa primeira-dama de MT, ela viveu boa parte da sua vida nesta cidade, que hoje tem uma janela de oportunidades. Falar em nome da madrinha da população indígena nos emociona. Algo que a primeira-dama Virginia Mendes realmente ama é ir nas aldeias, vivenciar a realidade dessa população. O projeto Menire Xingu trouxe para Chapada mulheres que nunca sonharam em sair da aldeia e agora essas imagens irão percorrer o mundo. Parabéns à primeira-dama Suélen e ao prefeito Sandro pela dedicação aos nossos irmãos e irmãs”.![]()
O 3º Chapada Fashion foi realizado pela prefeitura de Chapada do Guimarães com o apoio do Governo de MT e outros parceiros. Cerca de 260 modelos desfilaram na passarela, em evento idealizado pelo produtor de moda Edson Guilherme.
O projeto Menire Xingu apresentou 30 peças confeccionadas por mulheres indígenas. Objetivo do evento é a união de moda, sustentabilidade, solidariedade, cultura e empreendedorismo![]()
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.