MATO GROSSO
Primeira etapa do programa estadual mostra bom desempenho de produtores de Colíder
MATO GROSSO
Os técnicos da Empaer iniciaram a avaliação dos resultados da primeira de quatro etapas junto aos produtores do programa estadual MT Produtivo Leite de Colíder (a 650 km de Cuiabá). Os resultados são positivos, com taxa de prenhez em 41,4%, comparada à média em outras regiões que não ultrapassa 30%.
Em Colíder, os trabalhos foram realizados em 30 propriedades, com a conclusão da primeira etapa entre 7 e 11 deste mês, com saldo de 215 embriões implantados. A produção atual está em torno de 4 litros diários, mas, com a expectativa de chegar a 15 litros por dia.
Pablo Eduardo Wolf, da comunidade de Nova Galileia, é um exemplo do produtor que conseguiu avançar na produção, pois obteve 17 prenhez em sua propriedade, das quais oito crias já nasceram, outras 7 estão sendo aguardadas para maio e junho; e o restante para os meses seguintes.
“Estou muito satisfeito e contente com o resultado. Minha expectativa é aumentar a produção leiteira da nossa criação que é misturada, mas de boa qualidade. Toda equipe envolvida na assistência técnica tem nos auxiliado e tirado prontamente as dúvidas que vão surgindo durante o processo”.
Os técnicos da Empaer, a médica veterinária Tatiany Fernandes e Cleverson Sérgio Braz Mateus, estão à frente da execução do programa no município e destacaram que a iniciativa em médio e longo prazo vai melhorar os rebanhos leiteiros da região e colaborar com a profissionalização da atividade leiteira em Colíder.
“O trabalho representa um grande avanço na cadeia produtiva uma vez que oferece aos pequenos produtores a oportunidade de trabalhar com animais de alto potencial produtivo e profissionalizar cada vez mais a atividade”.
Para a médica veterinária Vânia Kohl, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), a proposta é justamente melhorar a qualidade genética do rebanho leiteiro, o que impacta diretamente na produção de leite e de uma forma muito mais rápida, além impactar positivamente na qualidade de vida dos produtores.
“Atendemos produtores que não teriam condições de pagar sozinhos pela tecnologia, então, com o programa, o Governo do Estado cobre 80% do valor da prenhez da raça Girolando 1/2 sangue e a entidade parceira outros 20%. A iniciativa que envolve várias instituições estaduais, prefeituras, cooperativas e associações gerando maior eficiência no campo e fortalecendo o trabalho em parceria”.
O manejo reprodutivo foi realizado pela empresa Gaeti Reprodução Animal, sob a responsabilidade do médico veterinário Douglas Gaeti. As doadoras utilizadas são vacas Gir, com produção superior a 5 mil kg/lactação e os touros doadores são animais importados que preenchem todos os pré-requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.