MATO GROSSO
Procon fiscaliza lojas de Cuiabá após Anvisa proibir venda de pomadas para cabelos
MATO GROSSO
Lojas de cosméticos começaram a ser fiscalizadas por equipes do Procon na tarde de quarta-feira (12), em Cuiabá, para verificar cumprimento de resolução da Anvisa. A agência reguladora proibiu, em 10 de fevereiro, a venda de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos no Brasil após episódios de cegueira temporária em mulheres que usaram os produtos.
De acordo com o coordenador de fiscalização, controle e monitoramento de mercado do Procon, Ivo Vinicíus Firmo, as pomadas devem ser recolhidas pelos próprios comerciantes e fabricantes. Durante operação, no Centro de Cuiabá, os fiscais constataram que todos os estabelecimentos visitados já não estavam mais comercializando o produto.
De acordo com os lojistas, a mercadoria foi retirada e recolhida em depósito. Caso a Vigilância Sanitária determine, o produto será encaminhado ao fabricante.
A secretária-adjunta interina do Procon-MT, Valquíria Souza, ressaltou a importância da população seguir a orientação da Anvisa por conta dos riscos para a saúde.
“Entre os efeitos relatados pelos consumidores estão a perda temporária da visão, irritação ocular – como ardência, lacrimejamento, coceira, vermelhidão e inchaço – dores de cabeça e queda de cabelo”, disse.
A fiscalização vai continuar sendo realizada pelas equipes do Procon, além de ser estendida a outros estabelecimentos, como salões de beleza e barbearias.
Cuidados
A Anvisa elaborou uma série de orientações para os consumidores e profissionais que trabalham com pomadas modeladoras. Entre elas estão a proibição da comercialização e do uso desse tipo de produto; em caso de efeito indesejado, procurar o serviço de saúde mais próximo; e cuidados que devem ser tomados em caso de uso recente e/ou contato acidental.
Confira aqui todas as orientações.
OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
Condomínio com conceito clube está com obras aceleradas na Avenida das Torres
As obras do Essence Bella Vita Home Club seguem a todo vapor na Avenida das Torres, em Cuiabá. Atualmente, o empreendimento executa a primeira etapa do cronograma, que contempla serviços de infraestrutura de água, esgoto, drenagem, terraplenagem e parte elétrica.
O condomínio terá 537 lotes, com áreas que variam de 180 m² a 334 m², e infraestrutura voltada ao padrão de condomínios do tipo clube e que proporcionam a sensação de uma vida em modo férias.
As intervenções marcam o começo da implantação do empreendimento no local.
O projeto foi desenvolvido com foco na integração entre moradia, lazer e áreas verdes.
O empreendimento contará com estrutura de lazer distribuída em diferentes espaços, além de sistema de segurança que inclui monitoramento por drone autônomo no perímetro, reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, com operação contínua, inclusive em condições climáticas adversas.
De acordo com o diretor de marketing da incorporadora Essence Urbanismo, Henrique Gavioli, o avanço das obras representa um marco importante no desenvolvimento do projeto.
“É um empreendimento que exigiu um planejamento detalhado, principalmente pela complexidade da infraestrutura e do conceito adotado, e essa etapa confirma o avanço dentro do cronograma previsto”, destacou o diretor.
Sobre o Essence Bella Vita Home Club
A área comum prevê piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet, sala de jogos, academia, beauty care, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. O projeto idealizado pela incorporadora Essence Urbanismo inclui ainda uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, permitindo preparo de churrasco no estilo fogo de chão.
Até o momento, mais de 160 unidades já foram comercializadas, indicando a adesão inicial ao empreendimento ainda na fase de implantação.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.