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Produção em horta escolar conta com a participação de 120 estudantes de escola estadual

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A Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, em Jangada, está colhendo os frutos do projeto Hortas Escolares, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf) em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc).

A escola adotou há um ano o método de plantio Mandala, utilizando tecnologias inovadoras da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Piauí. São 120 estudantes participando ativamente do projeto.

A Horta Mandala é um modelo de cultivo que utiliza espaços geométricos circulares, com um ponto central de destaque. Os canteiros em formato circular criam uma sensação de movimento visual, e o centro é planejado para abrigar um tanque com peixes, cuja água fertilizada é usada na irrigação das plantas, ou um viveiro de galinhas para produção de adubo orgânico.

A professora Jussara das Oliveira Neves, responsável pelas atividades pedagógicas na horta, afirmou que, mesmo sem o tanque de peixes, a horta segue todos os outros preceitos do estilo Mandala, e não utiliza nenhum tipo de adubo químico.

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“Os estudantes são responsáveis pela produção de adubo orgânico, utilizando bagaço de cana, grama de podas de jardins, folhagens e esterco animal”, disse.

A Escola Arnaldo Estevão é uma das 300 unidades no Estado que foram selecionadas para participar do projeto Hortas Escolares. Apesar de ainda estar em fase de formação, a horta da escola já produz diversas variedades de folhagens e legumes, que são distribuídos, vendidos na feirinha da escola ou utilizados no cardápio da alimentação escolar.

O secretário adjunto de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Clovis Cardoso, visitou a escola recentemente para conhecer a horta de perto. “Vimos aqui um exemplo de como se faz muito com poucos recursos”, disse, ao destacar a qualidade das hortaliças produzidas.

O secretário de Agricultura Familiar do Estado, Luluca Ribeiro, também destacou a importância do projeto Hortas Escolares e reafirmou o compromisso da Seaf em apoiar a Seduc. Segundo ele, o projeto é uma ferramenta pedagógica que contribui para a qualificação dos estudantes para o mercado de trabalho.

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“O projeto Hortas Escolares é um exemplo claro de como a integração entre agricultura familiar e educação pode transformar a realidade de escolas e comunidades, promovendo sustentabilidade, educação e alimentação saudável”, enfatizou.

Fonte: Governo MT – MT

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Débora Guerra defende saúde como eixo da sustentabilidade na Amazônia: “A formação médica precisa estar enraizada no território”

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Com a proximidade da COP 30, a Amazônia se torna, mais do que nunca, protagonista nos debates globais sobre clima, sustentabilidade e justiça social. Para Débora Guerra, CEO da Trivento Educação, instituição presente há mais de oito anos em Altamira (PA), esse cenário exige um novo olhar sobre a formação médica. “A saúde precisa ser compreendida como parte do ecossistema amazônico, e não apenas como um serviço”, afirma.

Débora destaca que a Trivento atua com um currículo médico voltado para as especificidades da região. “Trabalhamos com temas como doenças tropicais, saúde indígena, medicina de emergência e telemedicina. A ideia é que o estudante compreenda a realidade da Amazônia e atue dentro dela, criando vínculos com a população e enfrentando os desafios locais com conhecimento e sensibilidade cultural”, ressalta.

Para além da formação acadêmica, a proposta da Trivento busca consolidar programas de residência e estágios na própria região, incentivando os futuros médicos a permanecerem no território após a graduação. “A carência de profissionais especializados é um problema histórico em cidades como Altamira e em todo o Xingu. Formar médicos que compreendam as condições de vida locais é estratégico para transformar esse cenário”, enfatiza Guerra.

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Débora também defende o incentivo à interdisciplinaridade e ao trabalho em rede, fundamentais para o atendimento em áreas de difícil acesso. “O médico amazônico muitas vezes atua em contextos extremos, com poucos recursos e em articulação com equipes multiprofissionais. Por isso, nossa formação é integral, adaptada às realidades e aliada a políticas de valorização profissional”, explica.

Em diálogo com a COP 30, Débora propõe uma agenda que reconheça a saúde como parte essencial das dinâmicas socioambientais. “A saúde é determinante e consequência do meio ambiente. A degradação ambiental impacta diretamente a vida de indígenas, ribeirinhos e populações vulneráveis”, diz. A proposta da Trivento inclui investir em pesquisas interdisciplinares, com base científica robusta, e defender políticas públicas que integrem saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Entre as propostas, estão a ampliação do uso de energias renováveis, a telemedicina como ponte entre Altamira e grandes centros médicos, e modelos de atenção primária que respeitem o contexto cultural e territorial. “Não é apenas sobre levar atendimento, mas sobre como esse atendimento se dá, com respeito ao modo de vida local e menor impacto ambiental”, ressalta.

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Débora reforça que a Amazônia precisa ser ouvida nos fóruns multilaterais. “A perspectiva amazônica tem que ser reconhecida como central no debate global sobre saúde e clima. E isso só é possível com protagonismo das comunidades locais, que carregam saberes fundamentais para a construção de soluções sustentáveis”, pontua.

A formação médica contextualizada é um passo decisivo rumo a um futuro em que saúde, ambiente e justiça social caminhem juntos. “A Amazônia não é um obstáculo, é uma potência. E formar médicos que enxerguem isso é transformar o cuidado em instrumento de desenvolvimento”, finaliza.

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