Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Professor da UFMT alerta que usinas no rio Cuiabá devem secar o Pantal de MT

Publicados

MATO GROSSO

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Chico Peixe, alertou que a instalação de usinas hidroelétricas no rio Cuiabá podem secar o Pantanal mato-grossense. O aviso foi dado durante coletiva de imprensa na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) após a derrubada da lei que proibia a instalação dos empreendimentos na Capital.

“Se fizer qualquer coisa que derroque as pedras do rio para fazer a hidrovia do Paraguai, construindo as usinas e o modo como a água será remanejada, infelizmente vai secar o Pantanal”, disse na terça-feira (9).

Ocorre que, nesta segunda-feira (9), a Suprema Corte formou maioria para derrubar a lei que proibia as unas na Capital. Com relatoria do ministro Edson Fachin, a Ação Direta de Inconstitucionalidade foi movida pela Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ao lamentar a decisão da Suprema Corte, o professor afirmou que além de provocar a extinção dos peixes de toda a bacia, as áreas secas do Pantanal seriam transformadas em grandes pastos para criação de gado, o que deve favorecer os barões do agronegócio.

Leia Também:  Produção de MT foi exportada para 23 novos países no ano passado

“Tudo isso vai fazer uma grande região para criação de gado e isso é um absurdo nacional. Vamos perder qualidade de água, diante do número de fungos e bactérias da represa. Basta somente uma usina que todo o processo de peixes migratórios deixa de existir”, lamentou.

Alan Mesquita A Gazeta

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Publicados

em

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) deu início à campanha de arrecadação de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças 2025. A iniciativa tem como objetivo beneficiar crianças em tratamento contra o câncer, atendidas pela instituição.

As doações podem ser feitas até o dia 3 de outubro na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, 329, Jardim Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão aceitos brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação.

A entrega dos brinquedos será realizada no dia 5 de outubro, durante uma programação especial preparada para os assistidos da casa de apoio.

Além de brinquedos, a instituição também aceita doações em dinheiro, que serão utilizadas na organização do evento e na compra de presentes. As contribuições podem ser feitas via Pix, utilizando a chave CNPJ 03.186.621/0001-08.

Sobre a AACCMT
A AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos e existe há 26 anos. A associação oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

Leia Também:  Produção de MT foi exportada para 23 novos países no ano passado

Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA