MATO GROSSO
Professores citam primeiro aulão realizado pelo Governo de MT como diferencial para estudantes
MATO GROSSO
As aulas foram transmitidas ao vivo no canal oficial do Governo no Youtube e na página do Facebook e continuam disponíveis.
“Tanto o aulão, quanto o Pré-Enem Digit@l, sem dúvida, são diferenciais para quem não teve a oportunidade de fazer um cursinho particular, pois, tanto os educadores envolvidos, quanto o conteúdo e as metodologias, são os melhores, além de oferecer iguais condições de aprendizado a todos”, afirmou a doutora em Estudos de Linguagem, Rute Almeida e Silva, que deu uma aula focada em gramática.
Segundo a professora, esta disciplina é uma base importante para quem participa do Enem.
Neste ano, mais de 30 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual se inscreveram para o Enem, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O Enem é uma das principais portas de entrada para quem deseja ingressar no ensino superior no Brasil.
Mestre em História, João Travassos disse que a iniciativa do Estado foi fundamental para a revisão dos temas que foram trabalhados em sala de aula. “Certamente, vai virar rotina de agora em diante. A participação online dos estudantes mostrou que o modelo foi eficiente e que estão antenados com as novas tecnologias de ensino”, pontuou.
Para a professora de redação Juliana Façanha, a experiência foi formidável para os estudantes da rede estadual e demais estudantes, já que a transmissão foi aberta à toda a sociedade. “Foi um momento de retomar os principais pontos de uma das provas mais importantes do Enem, além de reafirmar o conteúdo que aprendeu em sala de aula ou no Pré-Enem Digit@l”, frisou.
Segundo ela, foi positiva a oportunidade dada pelo Governo de Mato Grosso e que “O Enem é uma ferramenta de acesso para os estudantes ao Ensino Superior e a preparação intensiva é o melhor modelo para se obter êxito”, destacou Juliana.
Nesta quarta-feira, as aulas reforçaram os conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Cada aula tem duração de 40 minutos.
“As aulas foram interativas e as dúvidas foram respondidas de imediato pelos professores”, disse o secretário de Estado de Educação (Seduc-MT), Alan Porto.
O segundo aulão será realizado no dia 10, com as disciplinas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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