Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Programação tradicional abre o dia do aniversário de Vila Bela

Publicados

MATO GROSSO

A manhã deste sábado em Vila Bela da Santíssima Trindade foi repleta de atividades comemorativas pelo aniversário de 264 anos da cidade, neste 19 de março. As festividades foram abertas durante a madrugada, com fogos de artifício e serenata pelas ruas da cidade até a alvorada.

A cidade é capital simbólica do Governo de Mato Grosso neste ano, em razão de sua importância histórica para todo o Brasil. O governador Pedro Taques publicou a Lei Nº 10.377, em 02 de março deste ano, oficializando a transferência da Capital para Vila Bela todos os anos, a partir de agora. Os poderes Legislativo e Execuivo estadual também estão instalados na cidade.

Pela manhã, o primeiro compromisso do governador Pedro Taques foi a assinatura de um Termo de Cooperação, entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal de Vila Bela, para revitalização do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, onde está localizada a maior cachoeira do Estado e quarta maior do Brasil: a Cachoeira do Jatobá.

Taques e os secretários estaduais também plantaram 20 mudas de ipê, uma das principais espécies de árvores do Estado, para amenizar os efeitos de gás carbônico lançados em Vila Bela, devido à realização do evento.

Leia Também:  Servidores do TCE-MT podem participar de encontro do Judiciário para debater dependência química

“Temos consciência que um evento deste porte acarreta algumas consequências ao meio ambiente. Pensando nisso, plantamos estas mudas e trouxemos outras 2.500, de várias espécies, que foram entregues à população, para que as pessoas plantem, também, em suas casas”, explicou Pedro Taques.

O próximo evento foi a tradicional Missa pelo aniversário de Vila Bela, ministrada pelo Bispo Dom Milton dos Santos, que veio de Cuiabá especialmente para a ocasião. Após a missa, houve desfile cívico com a fanfarra da Escola Estadual Verena Leite de Brito e música com o Coral Consciência Negra.

“É uma honra estar aqui e poder presenciar eventos culturais tão importantes para a nossa história. Hoje ainda temos muito trabalho por aqui. Vamos atender prefeitos e vereadores de toda a região, inclusive alguns que vieram da Bolívia. Vamos ouvi-los e encaminhar as demandas que surgirem”, afirmou o governador.

Programação

Neste sábado a tarde, o governador Pedro Taques realizará, em seu gabinete no Palácio dos Capitães Generais, uma reunião ampliada com 22 prefeitos de toda a região Oeste. Mais tarde, será a vez de vereadores da região, assim como alguns representantes que vieram da Bolívia para conversarem com o governador.

Leia Também:  Casa Cuiabana promove workshops e atividades culturais em alusão ao Dia Mundial da Criatividade

À noite continuará a programação cultural. Confira abaixo:

18h – Cine RuínasLocal: Tenda Espaço Ruínas. Travessa do Palácio esquina com a Rua Municipal

Filme: Vila Bela e Ruínas e outras cinematografias

Apresentação dos alunos do Projeto Musicar (ao longo do dia)

Local: Espaço Cultural

19h30 – Show de Encerramento

Local: Praça Cultural de Eventos

Apresentações: Siriri e Cururu de Nossa Senhora do Livramento, Dança do Chorado, Ana Rafaela & Lorena Ly, Margareth Menezes

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Polícia Comunitária leva serviços e ações de saúde para assentamento rural em Nova Mutum

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA