Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Projeto de jiu-jitsu desenvolvido pela Polícia Civil reúne 50 crianças e adolescentes em Diamantino

Publicados

MATO GROSSO

Um projeto da Delegacia da Polícia Civil em parceria com a Secretaria de Esportes de Diamantino está proporcionando uma alternativa esportiva e educativa gratuita para crianças e adolescentes, contribuindo para prevenir situações de vulnerabilidade social e afastá-los da criminalidade.
O projeto Diamantino Jiu-jitsu, iniciado há três meses com apenas seis alunos, atualmente reúne 50 crianças, adolescentes e alguns adultos. Através da prática da arte marcial milenar, os participantes têm a oportunidade não apenas de aprender o esporte, mas também de desenvolver habilidades como perseverança, disciplina, cidadania e liderança no tatame.

O projeto integra as ações sociais de Polícia Comunitária, dentro do programa De Cara Limpa Contra as Drogas da Polícia Civil. Para o delegado Marcos Bruzzi, titular da unidade policial de Diamantino e mestre na arte marcial, levar o esporte a dezenas de crianças é gratificante.

“Desde a adolescência iniciei no jiu-jitsu e é um sonho poder trazer esse esporte e contribuir com a inclusão de crianças e adolescentes, contribuindo para que não caiam em vulnerabilidade social e sejam atraídas para a criminalidade”, comentou o delegado, acrescentando que o esporte é uma poderosa ferramenta de educação, proporcionando aprendizados valiosos e na formação de caráter.

Leia Também:  Primeira-dama de MT agradece ao Governo e à Sesp pelo reforço na segurança do programa SER Família Mulher

O tatame para as aulas semanais foi montado no espaço de uma antiga associação atlética na cidade. Os alunos se dividem em duas turmas na semana, com dois horários diferentes, reunindo a faixa etária de 11 a 16 anos e outra acima dos 17 anos até adultos.

A instrução da arte marcial é dividida entre os dois professores, mestres Gilmair Arruda e Marcos Bruzzi, ambos faixas pretas em jiu-jitsu e responsáveis pelo projeto, que tem a parceria da Secretaria de Esportes e Lazer do município.

“É uma nova proposta para a cidade, trazer crianças e adolescentes para a prática esportiva como ferramenta de educação e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis”, destacou Gilmair.

Muitos alunos chegaram ao projeto movidos pela curiosidade e já se integraram à disciplina esportiva. “O jiu-jitsu está mudando minha educação dentro e fora do tatame, me ensinando a ter mais companheirismo e foco”, disse a adolescente Vitória Macêdo.

Para outro aluno do projeto, Gabriel Grolli, as aulas têm lhe passado conceitos de disciplina e respeito, que o ensinaram a se portar melhor também em outros ambientes.

Leia Também:  Politec afirma que laudo pericial de morte de agente ainda não foi concluído

O delegado Marcos Bruzzi destaca ainda que o fortalecimento à consciência do estudo é outra premissa incentivada durante as aulas para evitar a evasão escolar.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Governo de MT investe R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura em Cuiabá

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA