MATO GROSSO
Projeto sobre vida e obra do ‘Rei do Lambadão’ é lançado em live show nesta quinta-feira (27)
MATO GROSSO
‘Sua Majestade, Chico Gil’, que homenageia a vida e obra do músico conhecido como ‘rei do lambadão’, será lançado nesta quinta-feira (27.01) em live show realizada em Poconé, às 19h30. O espetáculo será transmitido ao vivo pelo canal oficial do projeto no youtube, e contará com participação dos pioneiros do gênero musical Júnior Magrão e Zé Moraes.
“O Zé Moraes foi o cara que promoveu a fusão do rasqueado cuiabano com a lambada paraense e o carimbó; o Júnior foi quem aumentou o BPM [batidas por minuto] da bateria para o novo ritmo. Então, foram os dois juntos que formularam a composição do lambadão que conhecemos com Chico Gil”, explica a jornalista e mestre em Cultura Contemporânea, Lidiane Barros, proponente do projeto.
Os dois músicos também foram os responsáveis por incentivar Chico Gil, parceiros na banda Novo Espaço, a investir no lambadão. “Foi pra eles que o Chico Gil apresentou suas primeiras composições ‘Morena Pequena’ e ‘Telefone’, assim como o hino ‘Ei, Amigo’”, explica Lidiane.

Selecionado no Edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, o projeto contempla também o lançamento de um livro de crônicas, um documentário e um site.
“Muito nos orgulha a iniciativa de contar essa história, com fatos até então desconhecidos, de uma figura que é a expressão máxima do lambadão, movimento de músicos aguerridos, que atuam de forma incansável pelo sustento de suas famílias e por amor ao movimento”, destaca o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Dois a Um.
Chico Gil, o Rei do Lambadão
Com trajetória artística reconhecida pela periferia e Baixada Cuiabana, o cantor e compositor Chico Gil passou de garimpeiro a rei do lambadão, deixando seu nome na história da cultura mato-grossense ao popularizar o ritmo.
“Sua paixão pela música e suas iniciativas ajudaram a projetar uma nova indústria fonográfica da música popular, calcada em sistemas não-oficiais de produção e comércio, em pleno solo mato-grossense. Assim nascia o movimento do lambadão”, destaca Lidiane.
Em menos de uma década, o cantor e letrista lançou três álbuns, realizou shows e estabeleceu padrões artísticos. Chico Gil nasceu em Poconé, no ano de 1957, e morreu em um trágico acidente de carro quando viajava para apresentações no interior, em 2000.
Serviço
Lançamento: Sua Majestade, Chico Gil
Data: 27 de janeiro de 2022 (quinta-feira), às 19h30
Local: Canal do Youtube
Mais informações: Instagram e Facebook
(Com informações da assessoria)
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.