Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

PSB de Max Russi tenta fazer sucessor transferindo votos de Pátio para diretor da Sanear

Publicados

MATO GROSSO

O presidente do diretório estadual do PSB em Mato Grosso, Max Russi, disse que, em Rondonópolis (215 km de Cuiabá), o partido tenta viabilizar a pré-candidatura à prefeitura do diretor-geral do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Paulo José Correa. Max admitiu a dificuldade em promover a transferência de votos do atual chefe do Executivo, José Carlos do Pátio (PSB), para Correa e deixou o grupo aberto para compor alianças com outras siglas.

“Agora é um momento de pré-campanha. Não tem ainda uma definição, existe um nome colocado do secretário do Zé Carlos do Pátio, Paulo José. Ele está tentando viabilizar seu nome, eleição é ter respaldo popular”, falou Max Russi.

Pátio caminha para o fim do seu segundo mandato e não poderá pleitear nova candidatura. Max pontuou que o prefeito qualifica boa aceitação, porém, construir uma campanha baseada apenas na transferência dos votos é arriscado nesse momento.

“Transferência de voto por si só não é fácil. É lógico que tem um tempo longo ainda, a gente está há mais de um ano da eleição e é preciso ver se consegue casar a popularidade com o conhecimento da gestão e o candidato que for apoiar”, explicou o presidente do PSB em Mato Grosso.

Leia Também:  Consumidores devem ficar atentos a nova rotulagem nutricional de ovos de páscoa, alerta Procon-MT

Outros partidos miram a cadeira do Executivo em Rondonópolis, o MDB é um deles e projeta o deputado estadual Thiago Silva para o cargo. O parlamentar da Assembleia Legislativa (ALMT), Cláudio Ferreira (PTB), é mais um político que se colocou à disposição para disputar a prefeitura. O ex-prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti (Republicanos), fecha a lista de pré-candidatos. Max não acredita que os três possam se unir em uma chapa, mas reconhece que a sigla que conseguir compor com um dos três terá mais musculatura.

“Não acredito nessa junção (de partidos da Direita). Vejo várias pré-candidaturas: Adilton, Claudio, Thiago Silva, enfim, são vários nomes que estão sendo colocados aí que, daqui para o ano que vem, vai ter muita conversa e qualquer união que tiver e conseguir fazer sai bastante fortalecido para esse processo. Ainda mais em Rondonópolis, que é uma cidade com eleição de um turno só, diferente de Cuiabá”, avaliou o deputado estadual.

O líder do PSB ainda deixou o partido aberto para, em um futuro não tão distante, conjugar possíveis alianças. “O PSB está bastante aberto, um partido que conversa com todo mundo e procura, sempre através do diálogo, fazer essas definições, principalmente ouvindo a população”, declarou Max.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  AL cita Constituição e pede que STF negue fim da intervenção

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Portão do Inferno ficará fechado das 09h às 11h para realização de serviços emergenciais

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA