MATO GROSSO
PSB de Max Russi tenta fazer sucessor transferindo votos de Pátio para diretor da Sanear
MATO GROSSO
O presidente do diretório estadual do PSB em Mato Grosso, Max Russi, disse que, em Rondonópolis (215 km de Cuiabá), o partido tenta viabilizar a pré-candidatura à prefeitura do diretor-geral do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Paulo José Correa. Max admitiu a dificuldade em promover a transferência de votos do atual chefe do Executivo, José Carlos do Pátio (PSB), para Correa e deixou o grupo aberto para compor alianças com outras siglas.
“Agora é um momento de pré-campanha. Não tem ainda uma definição, existe um nome colocado do secretário do Zé Carlos do Pátio, Paulo José. Ele está tentando viabilizar seu nome, eleição é ter respaldo popular”, falou Max Russi.
Pátio caminha para o fim do seu segundo mandato e não poderá pleitear nova candidatura. Max pontuou que o prefeito qualifica boa aceitação, porém, construir uma campanha baseada apenas na transferência dos votos é arriscado nesse momento.
“Transferência de voto por si só não é fácil. É lógico que tem um tempo longo ainda, a gente está há mais de um ano da eleição e é preciso ver se consegue casar a popularidade com o conhecimento da gestão e o candidato que for apoiar”, explicou o presidente do PSB em Mato Grosso.
Outros partidos miram a cadeira do Executivo em Rondonópolis, o MDB é um deles e projeta o deputado estadual Thiago Silva para o cargo. O parlamentar da Assembleia Legislativa (ALMT), Cláudio Ferreira (PTB), é mais um político que se colocou à disposição para disputar a prefeitura. O ex-prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti (Republicanos), fecha a lista de pré-candidatos. Max não acredita que os três possam se unir em uma chapa, mas reconhece que a sigla que conseguir compor com um dos três terá mais musculatura.
“Não acredito nessa junção (de partidos da Direita). Vejo várias pré-candidaturas: Adilton, Claudio, Thiago Silva, enfim, são vários nomes que estão sendo colocados aí que, daqui para o ano que vem, vai ter muita conversa e qualquer união que tiver e conseguir fazer sai bastante fortalecido para esse processo. Ainda mais em Rondonópolis, que é uma cidade com eleição de um turno só, diferente de Cuiabá”, avaliou o deputado estadual.
O líder do PSB ainda deixou o partido aberto para, em um futuro não tão distante, conjugar possíveis alianças. “O PSB está bastante aberto, um partido que conversa com todo mundo e procura, sempre através do diálogo, fazer essas definições, principalmente ouvindo a população”, declarou Max.


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO3 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
ARTIGOS3 dias atrás
Impactos da LGPD nas relações de trabalho e empresariais
-
MATO GROSSO12 horas atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica