Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Radares de velocidades são removidos e novos modelos serão colocados na BR-163 de Sinop a divisa com MS

Publicados

MATO GROSSO

Os radares de velocidade da BR-163 estão sendo retirados para substituição por novos modelos. De acordo com a concessionária que administra a rodovia, a conclusão da mudança deverá ocorrer até julho. Em nota, a Rota do Oeste revelou que a remoção e inserção dos equipamentos estão sendo realizadas simultaneamente em diferentes pontos ao longo dos 855 km da BR-163, que compreendem o trecho sob concessão da concessionária, de Sinop a Itiquira, na divisa com Mato Grosso do Sul.

A empresa ressaltou que está atuando na substituição de todos os equipamentos “sob sua responsabilidade de manutenção para se adequar à resolução nº 798 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que dispõe sobre requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques. Dessa forma, os radares de velocidade antigos estão sendo retirados para a posterior implantação de novos modelos”. 

Por fim, a empresa destacou que a fiscalização e autuação dos condutores é “realizada pela Polícia Rodoviária Federal, cabendo à Rota do Oeste apenas a responsabilidade pelos equipamentos”. 

Leia Também:  Em visita à ALMT, presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil discute parceria

Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Escolas privadas recebem treinamento com protocolo do FBI

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA