13 de Agosto de 2025
Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Reforma do Arquivo Público de MT contempla acessibilidade e estrutura para preservar documentos históricos

Publicados

MATO GROSSO

A sede do Arquivo Público de Mato Grosso, entregue totalmente reformada, nesta quinta-feira (09.05), pelo governador Mauro Mendes, guarda documentos históricos, desde o período da colonização portuguesa. Tombado como patrimônio histórico de Mato Grosso, o edifício construído em 1941, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Cuiabá, em estilo arquitetônico Art Déco, preserva a história do Estado. Essa foi a primeira reforma que o prédio recebeu nos últimos 23 anos.

Ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o Arquivo Público possui a guarda de 54 mil caixas de documentos em seu acervo, sendo que o mais antigo é uma carta escrita pelo conselheiro Francisco da Silva Corte Real em 1713, e é a unidade responsável pela gestão de documentos do estado e gestão da memória documental.
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

No evento de entrega, Mauro Mendes ressaltou a importância do equipamento público como guardião da história de Mato Grosso.

“Isso aqui não é só um prédio que está mais bonito, mais bem conservado. Aqui tem a história de muitos que nos antecederam. E um dia, tantos outros nos sucederão e eu espero que cada um ao seu tempo e ao seu modo, cumpra o seu papel. E é isso que é fazer história. Uma história que é feita por governadores, que é feita por todos aqueles que têm, às vezes, importantes responsabilidades. Mas ela é feita por todos os cidadãos que vivem na sociedade”, ressaltou o governador.

A obra de restauração do Arquivo Público durou cerca de 18 meses e contou com investimento de R$ 1,4 milhão. O prédio passou por adequações importantes para garantir a acessibilidade dos visitantes, com a instalação de rampas e elevador.
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Leia Também:  Mandante de assassinato, ex-marido de Raquel Cattani foi preso na casa do ex-sogro

O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Basílio Bezerra, destacou o valor inestimável do Arquivo Público e sua relevância para a administração do Estado.

“Há 23 anos que este edifício não recebia nenhuma obra estruturante como a que estamos entregando. E isso é possível porque o governo criou as condições para a entrega de uma obra que tem um valor inestimável à sociedade. Hoje, a população mato-grossense recebe um novo espaço de visitação, que oferece cultura e mostra a nossa história”, pontuou.
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O Arquivo Público, em quase um século de funcionamento, tem preservado, catalogado e disponibilizado diferentes documentos de memória institucional, atendendo desde o serviço histórico profissional aos servidores públicos bem como o apoio a pesquisas das mais diversas áreas do conhecimento.

A superintendente do Arquivo Público, Vanda Silva, afirmou que a entrega da obra é uma realização para todos os servidores. “Agradeço a todos os envolvidos nessa entrega tão bonita. É um momento de celebração da história do Estado que, agora, conta com um espaço inovador e propício para o fomento de pesquisas e atividades acadêmicas e culturais”, declarou.

A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Neila Barreto, frisou a atenção e respeito da gestão estadual com a preservação da cultura do Estado. “Agradeço pelo grande presente que o povo mato-grossense recebe neste momento, poucos governos fizeram isso, um patrimônio público reformado e com espaço guardião de memória ampliado e que tem um significado imenso à nossa cultura”.

Na ocasião, também foi feita uma homenagem à servidora aposentada Yumiko Takamoto, que, durante 28 anos de serviço público, contribuiu com a preservação de muitos documentos do acervo do Arquivo, e também na difusão de conhecimentos aos novos servidores. Yumiko é historiadora e realizou a transcrição de diversos documentos.

Leia Também:  Politec de Sorriso realiza ação social para entrega de cestas de Páscoa para crianças carentes

Espaço Memórias
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Também foi inaugurado o Espaço Memórias, um novo espaço permanente de exposição da capital mato-grossense, que tem como tema da primeira exposição “Lugar de Memória”. A exposição foi constituída a partir dos documentos de guarda do Arquivo e abrange os primeiros anos da colonização portuguesa, registrados na documentação escrita do século XVIII, e as fotografias que cobriram as mudanças do espaço urbano de Cuiabá, na segunda metade do século XX.

Uma das atrações do espaço é o projetor interativo, que permite ao visitante interagir com a exposição, realizando toques na projeção realizada na parede.

O espaço é aberto para visitação de segunda à sexta, das 8h às 17h. Escolas, instituições de memória e de pesquisa podem agendar visitas guiadas, para isso, basta enviar um e-mail para: arquivopublico@seplag.mt.gov.br.

A solenidade contou com a presença do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Leonardo Bortolin, dos secretários de Estado de Comunicação, Laice Souza; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec; do secretário controlador-geral do Estado, Paulo Farias; de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves; do secretário-chefe de Gabinete do Governador, tenente-coronel PM Jordan Espíndola dos Santos, do presidente da Empaer, Suelme Fernandes, e representantes de instituições de ensino e pesquisa.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

SBD CONNECT MT: Cuiabá será palco de congresso que une ciência, inovação e futuro da Dermatologia

Publicados

em

Nos dias 15 e 16 de agosto, a capital mato-grossense sediará o 1º SBD CONNECT MT, um evento inédito que promete transformar a forma como médicos dermatologistas se atualizam, se conectam e pensam o futuro da especialidade.
O congresso, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional MT, reunirá grandes nomes da dermatologia brasileira em dois dias de programação intensa, marcada por conteúdo técnico, tendências estéticas, inovações científicas e gestão clínica.

A médica dermatologista Dra. Sullege Suzuki, membro da diretoria da SBD-MT e uma das palestrantes do evento, destaca o propósito do encontro. “O SBD Connect nasceu do desejo de ampliar o olhar da dermatologia para além da prescrição e do procedimento. É sobre ciência, mas também sobre visão estratégica, inovação com ética e, principalmente, conexão entre profissionais que desejam evoluir juntos.”

Além de compor a diretoria responsável pela organização do evento, a Dra. Sullege participará ativamente da programação, integrando discussões clínicas e ministrando palestra sobre tecnologias consagradas que evoluíram. “No primeiro dia, vou apresentar os avanços do laser NdYag e como ele tem transformado os resultados estéticos de forma segura e eficaz. Nossa proposta é mostrar como a ciência por trás da tecnologia pode potencializar ainda mais a prática clínica”, explica a dermatologista, que é referência em dermatologia integrativa e cuidados personalizados no Centro-Oeste.

Leia Também:  Bebê de 10 meses morre após se engasgar com bala de mascar em Cuiabá

No dia 15, a programação contempla blocos voltados a procedimentos estéticos com base científica, uso de imunobiológicos, medicina regenerativa, dermato-oncologia, tecnologias consagradas como o Laser NdYag, além de tendências como K-beauty e cosméticos veganos. Nomes como Dra. Bhertha Tamura, Dr. Samir Arbache, Dra. Talita Pompermaier, Dr. Paulo Pacola e Dra. Geisa Marjorie (presidente da SBD-MT) fazem parte do time de especialistas. O dia também traz um bloco jurídico com orientações práticas sobre segurança legal na prática dermatológica.

Já no dia 16, o congresso será dedicado à gestão médica, liderança, inovação digital e posicionamento estratégico. A programação inclui discussões sobre inteligência artificial na prática clínica, modelos de negócios sustentáveis para clínicas dermatológicas e a presença médica nas redes sociais. As palestras serão conduzidas por especialistas como Dra. Sullege Suzuki e Dra. Vanessa Casteli, reforçando o papel do médico como líder e comunicador da sua própria marca profissional.

Participar de congressos como o SBD CONNECT MT é uma oportunidade valiosa para médicos dermatologistas se manterem atualizados com as práticas clínicas mais recentes, reforçarem sua atuação ética e técnica, além de fortalecerem seu networking com especialistas de todo o país. A presença em eventos científicos amplia repertório, inspira novos olhares e contribui diretamente para uma prática médica mais qualificada e segura.

Leia Também:  Mutirão de Cidadania idealizado pela primeira-dama atende moradores de Nossa Senhora do Livramento

Para conferir a programação completa, conhecer todos os palestrantes e fazer sua inscrição, acesse: https://www.sbdconnect.eventos.site/Home/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA