MATO GROSSO
Representantes da Seduc de Goiás conhecem unidades de ensino de MT e destacam eficiência em sistema de construção
MATO GROSSO
O superintendente de Gestão Administrativa da secretaria goiana, Leonardo de Lima Santos, destacou a modalidade de obras, responsável pela eficiência e melhor gestão de tempo das obras. “O sistema de construção e o processo jurídico adotados em Mato Grosso são eficientes e funcionam. São ações fundamentais e assertivas como esta que contribuem para o desenvolvimento de uma obra e o avanço da educação”, disse.
O diretor administrativo-financeiro da Seduc-GO, Andros Roberto Barbosa, disse que a visita contribuirá no avanço dos Processos Administrativos no sistema de atuação da área da gestão e execução. “Nós observamos que em Mato Grosso a Secretaria preza muito pela inovação e pela rapidez, como no caso das obras realizadas nessa nova modalidade e da promoção do plano educacional, adotado no estado. O avanço nas questões processuais e na infraestrutura da nova construção é o grande diferencial. São algumas das ações que levaremos de uma forma muito positiva para o nosso estado” afirmou.
Gustavo Veiga Jardim, superintendente de Infraestrutura da Educação em Goiás, disse que a visita foi extremamente valiosa e proveitosa. “Essa troca de informações e todo esse aprendizado é uma experiência que estamos buscando há um bom tempo, e sempre paramos na questão burocrática. Em Mato Grosso, as ações funcionam, com uma metodologia eficiente e transparente e que nós vamos tentar aplicar em Goiás para contribuir com a agilidade desse sistema. A melhor forma de realizar esse investimento de forma eficiente é levar para o nosso estado o que vocês estão implantando aqui e seguir nesse mesmo caminho”, pontuou.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, disse que a visita foi uma grande oportunidade de trocar experiências para reforçar as ações educacionais. “É sempre muito importante realizar essas trocas entre estados e promover ações que sejam assertivas na educação. Nos apresentamos para eles o Plano Educação 10 Anos, que é um conjunto de ações e investimentos em três frentes: modernização da infraestrutura, tecnologias educacionais e gestão pedagógica. Com a implementação dessas ações, vamos colocar a Educação de Mato Grosso entre as cinco mais bem avaliadas do país”, destacou.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.