4 de Maio de 2025
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Representantes de MT participam de feira para profissionais de turismo da América do Sul

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A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Adjunta de Turismo, participa da BNT Mercosul, de 05 a 06 de maio, em Balneário Camboriú (SC), evento que reúne profissionais de turismo para realização de negócios entre fornecedores e compradores do Brasil e da América do Sul. O Governo de Mato Grosso tem um estande e com a presença de operadores de turismo para divulgar destinos e fechar parcerias.

O secretário municipal de Turismo de Chapada dos Guimarães, Alexandre Barão, além de donos de agências de viagens da cidade, e que vendem pacotes para o Pantanal Mato-grossense também estão no estande do Governo de Mato Grosso.

Além do estado, a Sedec tem sala de capacitação e participa da rodada de negócios. No primeiro dia, já foram capacitadas cerca de 160 pessoas pelos servidores da Secretaria Adjunta de Turismo. São operadores de turismo da América do Sul e todo o Brasil.

Em 2022 foram 4.882 participantes na BNT de 4 países, 24 estados, mais de 350 expositores e 68 capacitações. Mato Grosso fez 8 capacitações para mais de 400 agentes de turismo.

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O secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, participa do último dia da BNT e destaca que é importante a participação de Mato Grosso nas feiras nacionais e internacionais, pois a divulgação e promoção são convertidas na presença de mais turistas no Estado.

“É importante continuar divulgando o caderno de promoção de Mato Grosso, e cumprir a meta de divulgação e trazer mais turistas e aumentar o nosso relacionamento com os operadores”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

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Impulsionado por restaurantes e turismo, Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões em MT

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Contagem regressiva para o Dia das Mães intensifica preparação do comércio. Levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que 53% da população economicamente ativa no estado pretendem fazer compras e a estimativa de movimentação financeira na economia local é de R$ 395 milhões. A data é considerada uma das principais do calendário varejista no primeiro semestre.

Conforme a pesquisa, 59% dos entrevistados planejam almoçar em restaurantes para celebrar a data, enquanto 12% dizem optar por um jantar especial. Outros 6% revelaram que consideram fazer uma viagem no fim de semana do Dia das Mães. Segundo a gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, o aquecimento na demanda nos setores de alimentação fora do lar e turismo é uma grande oportunidade para as empresas dos segmentos.

“Restaurantes e bares podem investir em menus especiais para a data, pacotes promocionais para famílias e reservas antecipadas. Já os hotéis e pousadas tendem a criar pacotes para aqueles que desejam celebrar a data com uma experiência diferenciada. Para isso, promoções ou descontos podem ser atrativos. Já as agências de turismo podem ofertar passeios de curta distância, promovendo destinos próximos e momentos relaxantes para as mães”, pontuou Trentino.

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Dentre as opções de presentes, roupas estão no topo da preferência (51%) dos consumidores, seguidas por calçados (40%) e chocolates (37%). Itens como cestas de café da manhã (29%), bolsas (23%), flores (20%) e perfumes (18%) também foram mencionados. Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 498 para presentear na data. Em Várzea Grande e Sinop, o ticket médio é ainda maior e ultrapassa a quantia de R$ 760.

Tendências de consumo

Ainda conforme a pesquisa, 23% das pessoas ouvidas ainda estão indecisas sobre qual presente escolher. Para 64%, promoções e descontos são fatores decisivos na hora das compras e 63% priorizam a qualidade dos produtos. Apesar das cifras superlativas no potencial comercial do Dia das Mães para economia mato-grossense, o cenário macroeconômico deve impedir resultados mais expressivos para empresas do comércio local.

De acordo como o levantamento, há uma queda expressiva na intenção de compra nesta época, que diminuiu 24 pontos percentuais em relação a 2024 – reflexo da alta dos preços e insegurança financeira. No caso da movimentação financeira estimada de R$ 395 milhões, a perda é de 26% em relação ao mesmo intervalo.

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Por tabela, o panorama força o consumidor a ter mais cautela. Mais da metade (54%) revelam que farão a boa e velha cotação de preços em busca do melhor custo-benefício. Quanto aos canais de pesquisa e aquisição, as lojas físicas do comércio de rua e shopping centers lideram as escolhas. Mesmo com a tendência de comparação de valores de produtos e serviços, as compras de Dia das Mães devem ficar para a última semana antes da data, conforme 57% dos entrevistados.

O grande fluxo “em cima da hora” pode gerar picos de demanda na véspera da comemoração, o que exige atenção redobrada do comércio para atender à alta procura.

Dados do levantamento

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre 13 de março e 1º de abril de 2025, em Mato Grosso. Foram entrevistados 1.070 residentes maiores de 18 anos de todo o estado. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

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