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Representantes do setor de cargas discutem segurança e qualificação do setor

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A criação de Escola de Formação de Motorista em Parceria com o Governo do Estado, a construção do rodoanel na área metropolitana e a situação do roubo de cargas em Mato Grosso foram temas centrais de reunião dos representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no estado de Mato Grosso (Sindmat) com o governador Pedro Taques e os secretários Marcelo Duarte, de Infraestrutura e Seneri Paludo, de Desenvolvimento Econômico e Regional. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (30.11), no Palácio Paiaguás.

Uma das maiores preocupações do setor de transportes de cargas é a segurança nas estradas, já que em 2014 foram registrados 199 roubos de cargas no estado, segundo o assessor de Segurança do Sindmat, Leovaldo Salles. Um dos problemas apontados é a questão da jurisdição das delegacias. Salles explica que a agilidade na solução dos crimes é dificultada pelo fato do roubo ser investigado apenas no município em que ocorreu.

Com a criação pelo Governo do Estado de um departamento que vai centralizar as informações e cuidar especificamente de roubo e furto de cargas, dentro da delegacia especializada da área, a expectativa do setor é que tenha uma redução considerável nesse tipo de crime.

Logística

Outra preocupação do setor, o Rodoanel, é considerada uma obra essencial por tirar o fluxo pesado de Cuiabá. O secretário de Infraestrutura, Marcelo Duarte, explica que esta obra começará na chegada de Cuiabá pela BR-163, no sentido norte do estado, passa pelo distrito de Passagem da Conceição e chega até o Sinuelo, num trajeto de 52 km. O projeto da obra será licitado ainda este ano, afirma o secretário, e após um prazo estimado de 4 a 6 meses para elaboração do projeto executivo será feita a licitação da obra.

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Um bom projeto é essencial para o sucesso da obra, por isso precisa ser feito com muito cuidado, com empresa de primeiro nível e este foi o motivo da anulação do processo licitatório feito ano passado, por não ter seguindo as normas, explica Marcelo Duarte. “Nós temos R$100 milhões em caixa para esta obra. O custo total da obra é de R$350 milhões, mas com o que temos é possível fazer esses 52 km em pista simples e posteriormente, buscaremos recursos para a finalização e duplicação”.

A regularização do Conselho Estadual de Transporte, responsável pela regulamentação de políticas públicas do setor, foi outro tema abordado. “O setor de transporte é amplo e estratégico e é importante o aumento de participação neste conselho. A reestruturação já é prevista em lei mas passa por normas e decretos que precisam ser editados. É uma estratégia importante para ouvir a sociedade e quem está usando nosso sistema de transporte para que possamos aperfeiçoá-lo”.

O governador demonstrou interesse em firmar uma parceria no projeto apresentado pelo presidente da Sindmat, Eleus Vieira de Amorim, sobre a escola de formação de motoristas. O curso de qualificação e reciclagem ajudará no treinamento de motoristas com temas como direção, mecânica, além de palestras instrutivas sobre o uso de drogas e bebidas. “O cavalo mecânico é um equipamento extremamente sofisticado e quem dirige uma carreta tem um patrimônio de 800 mil em média. Conduzir uma carreta não é igual dirigir um carro. Este tipo de veículo tem 90 toneladas e é essencial o conhecimento para preservar a vida do motorista e da sociedade que está na estrada, já que um acidente pode causar uma tragédia muito grande”.

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A preocupação do setor de transporte com a paralisação do Detran foi discutida, já que a situação tem preocupado empresários que precisam documentar os veículos. O presidente da Sindmat falou ainda sobre as melhorias e obras que estão sendo realizadas nas estradas estaduais e considerou que a reunião com o governador e secretários foi produtiva pela possibilidade de discutirem assuntos importantes para o setor de transporte, essencial para a economia produtiva do pais.

Fonte: Governo MT – MT

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Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

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A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

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“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

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