MATO GROSSO
Requalificação da rede de drenagem das avenidas República do Líbano e Dr Hélio Ribeiro é concluída;Trânsito é liberado na região
MATO GROSSO
A requalificação da rede de drenagem de águas pluviais entre as avenidas República do Líbano e Dr. Hélio Ribeiro, no bairro Paiaguás, chegou ao fim. Desta forma, o trânsito entre as vias foi liberado na tarde desta quarta-feira (27), e a trafegabilidade na região retoma à normalidade.
O trabalho, executado pela gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria de Obras Públicas (SMOP), teve como meta extinguir os pontos de alagamentos registrados anualmente na localidade, além de promover melhorias relevantes no setor de mobilidade urbana.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, comemorou a entrega e destacou a relevância da medida implementada pela gestão em vias que possibilitam o acesso ao Centro Político Administrativo (CPA), saída para a MT-010 (Rodovia Helder Cândia) e MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro).
“Cumprimos com nosso compromisso e finalizamos as obras, um problema antigo que acarretava uma série de aborrecimentos e transtornos à população. Isso já ficou no passado e graças a Deus , e as nossas equipes, conseguimos dar uma resposta rápida à população, um trabalho que desenvolvemos de forma contínua”, declarou o gestor.
O vice-prefeito e secretário, José Roberto Stopa, afirmou que a população passa a contar com trechos da pista totalmente repaginados, marcado pelo funcionamento adequado do sistema de captação de águas e otimização no tempo de deslocamentos dos munícipes que por ali passam diariamente. “Uma obra que, infelizmente, gerou transtornos, porém, necessários para o alcance dos bons resultados que podemos contemplar agora. Um serviço de primeira qualidade, que tem como maior beneficiário, a população cuiabana, pronto para usufruir”, enfatizou.
As intervenções foram divididas em duas etapas. A primeira nas intermediações de acesso à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) e a segunda, nas proximidades da entrada principal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ambos compreenderam as atividades de escavação do solo, construção de bueiros, implantação da tubulação, entre outras ações.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.