Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Samu capacita 91 médicos que atuam em cinco municípios do Estado

Publicados

MATO GROSSO

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mantido pelo Governo do Estado em municípios da baixada cuiabana, capacitou 91 médicos que atuam especificamente em serviços dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Juína, Tangará da Serra e Primavera do Leste.

O curso de Atendimento Pré-Hospitalar foi realizado em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Foram ofertadas duas turmas para a capacitação, que ocorreu nos dias 19 e 20 de fevereiro (primeira turma) e 22 e 23 de fevereiro (segunda turma), na Universidade de Várzea Grande (Univag).

A capacitação foi realizada por profissionais do Samu de Cuiabá, sob a coordenação da enfermeira e mestra, Patrícia Ferreira. O objetivo era qualificar os profissionais com conhecimentos e habilidades, utilizando-se de técnicas específicas para o manejo dos pacientes em situação de urgência e emergência.

“Nosso foco era capacitar todos esses profissionais, de forma que os pacientes que recebam os primeiros atendimentos cheguem com segurança, o mais breve possível, na unidade de saúde mais próxima”, avaliou a secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi.

Leia Também:  Detran-MT notifica 367 condutores por suspeita de irregularidade na obtenção da CNH

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, as equipes da Sala Reguladora do Samu também passaram por uma capacitação que envolveu médicos, técnicos auxiliares da regulação médica e radio operadores. “Estamos em busca da melhoria contínua em nosso Serviço e, para isso, estamos investindo em Educação Permanente”, concluiu Fabiana.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Rasteira ou Salto Alto: Especialista esclarece os tabus sobre o uso e cuidados com sapatos femininos

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA