MATO GROSSO
Seaf vai abordar políticas da agricultura familiar e fortalecimento do turismo rural durante a FIT Pantanal
MATO GROSSO
Promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), em conjunto com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o Fórum visa discutir desafios e oportunidades dessas cadeias produtivas, reunindo especialistas, agricultores e representantes regionais do segmento produtivo para um intercâmbio de experiências, conhecimentos e soluções práticas.
A abertura será conduzida pelo secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Luluca Ribeiro, que destacará as iniciativas do Governo do Estado para impulsionar os setores de agricultura familiar e turismo rural.
“O Fórum proporcionará discussões de estratégias que apoiem o desenvolvimento das atividades no Estado, promovendo a agricultura familiar como alavanca para o crescimento econômico das regiões”, destacou o secretário.
Fórum acontecerá durante a FIT Pantanal – Foto: Secom-MT
O evento ainda dá oportunidade gratuita de aprendizado sobre experiências de outras cadeias produtivas, como a do cacau, que vem sendo fortalecida no Estado com o Programa MT Produtivo Cacau que distribui mudas para agricultores familiares que pretendem investir na cultura.
O assunto será abordado em uma palestra com o secretário adjunto da Agricultura Familiar de Mato Grosso, Clóves Cardoso, no dia 31 de maio.
A programação também conta com palestra da médica veterinária da Seaf, Priscila Sinhori, sobre a certificação de produtos de origem animal no Estado; do superintendente de Agricultura Familiar da Seaf, Luciano Gomes Ferreira, que abordará a produção de frutas tropicais, entre outras palestras sobre diversos temas importantes para a agricultura familiar.
A FIT Pantanal é realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso em parceria com o Sistema Fecomércio-MT.
Veja abaixo a programação completa do Fórum das Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar e Turismo Rural:
Dia 31.05
13h – Inscrições
13h30 – início
Tema: A Cadeia Prudutiva do Cacau em Mato Grosso
Palestrantes: – Cloves Cardoso, secretário-adjunto da Agricultura Familiar de Mato Grosso
Mediador: Fabrício Tomaz Ramos Engenheiro Agrônomo da Empaer e especialista em Projetos Rurais
14h30
Tema: Experiências dos Queijos Campeões Internacionais da Queijaria Quinta da Cartucheira e o Novo Produto Turístico na Propriedade.
Palestrante: – Silas Vicente Barbosa Júnior – Proprietário da Fazenda e Queijaria – “Quinta da Cartucheira”
Mediador: – José Eugenio de Almeida Maciel – Secretário de Turismo de Nossa Senhora do Livramento – MT
15h
Tema: Certificação de Produtos de Origem Animal na Agricultura em Mato Grosso
Palestrante: Priscila Sinhori – Médica Veterinária Gerente da SUSAF – Seaf-MT
Carine Baggio – FEDFs. Médica Veterinária. INDEA CISPOA
Mediadora: Fernanda Rocco – FEDFs. Médica Veterinária. INDEA CISPOA
15h40
Tema: Cadeia Produtiva da Fruticultura Tropical de Mato Grosso
Palestrantes: – Luciano Gomes Ferreira – Engenheiro Agrônomo – Superintendente de Agricultura Familiar, Doutor em Agricultura Tropical
Mediador: – Leonardo Ribeiro – Engenheiro Agronomo da SEAF – Angenheiro Agronomo – Especialista em Fruticultura, Especialista em Agricultura Tropical, Especiasta em Agricultura Familar
16h20
Tema: Cadeia Produtiva do Café de Mato Grosso
Palestrantes: Douglas Santinni – Presidente da ACAFEMAT
Mediador e Palestrante: Welington Procópio Engenheiro Agronomo – Chefe do campo experimental e Produção da EMPAER de Tangará da Serra
17h
Tema: Cadeia Produtiva do Mel – Meliponídeas (Abelhas sem Ferrão) e Apis Melífera (Abelhas com Ferrão)
Palestrantes: – João Bosco Pereira – Especialista em Apicultura da Empaer-MT
– Diogo Ormond Pereira – Presidente da AMAMEA – Meleponicultor – especialista em Meliponídeas
Mediador: – João Roberto Buzatto – Consultor e produtor de mel
17h30
Tema: Cadeia Produtiva da Mandioca
Palestrantes: – Dolorice Moretti – Engenheira Agrônoma – Pesquisadora de Marndioca da Empaer-MT
Mediador: Welington Procópio Engenheiro Agrônomo – Chefe do campo experimental e Produção da Empaer de Tangará da Serra
As inscrições também podem ser feitas antecipadamente AQUI
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
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