Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Secel e Oi Futuro apresentam iniciativas premiadas no programa MOVE_MT 2

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT) e o instituto Oi Futuro divulgaram nesta sexta-feira (26.01) as cinco iniciativas premiadas no MOVE_MT 2. Ao todo, 20 empreendimentos participaram da segunda edição do programa de aceleração de negócios criativos, de inovação e/ou impacto sociocultural de Mato Grosso.
Escolhidos após banca final com experientes profissionais das áreas de economia criativa e de impacto social, os vencedores do MOVE_MT 2 irão dividir o valor de R$ 356,4 mil. Além disso, participam de um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, para uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.

Todas as iniciativas selecionadas no programa fizeram parte de uma jornada de aprendizados, que contou com mais de 1.700 horas de mentorias e capacitação em gestão, inovação, impacto social, comunicação, gestão financeira e captação de recursos. Dentre os projetos, 60% eram comandados por mulheres, 65% tinham pessoas pretas e pardas como líderes e 25% eram liderados por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.

Leia Também:  Procon Estadual divulga resultado do Mutirão do Preço Justo em Mato Grosso

“O MOVE_MT faz parte de uma política pública de desenvolvimento do setor da economia criativa que acontece de forma continuada. Em mais uma edição, o Governo de Mato Grosso oportunizou aprendizados para a estruturação e o desenvolvimento sustentável e rentável dos negócios criativos do Estado. Nossos parabéns aos projetos premiados e a todos os participantes!”, celebra o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Conheça os projetos premiados:

Cidadão Oddly: a organização está sendo criada pela produtora independente de eventos LGBTQIA+ Oddly, de Cuiabá, para atuar na capacitação de pessoas trans e travestis para sua inserção no mercado de trabalho.

Hip Hop Atemporal: o projeto difunde a cultura hip hop entre jovens periféricos de escolas da região metropolitana de Cuiabá. Os cinco elementos do hip hop (break, MC, grafite, DJ) são levados por meio de oficinas associadas ao currículo escolar.

Pé de Folclore – Cáceres, rios e lendas: iniciativa que visa manter e valorizar as manifestações culturais populares na região, como Siriri, Cururu e Festas de Santo, por meio de oficinas infantis de artes cênicas, dança e música no município de Cáceres.

Leia Também:  Governador defende a democracia e a união pelo bem do Brasil e de Mato Grosso

Quariterê: produtora audiovisual preocupada com equidade de gênero em funções e com visão pautada pela igualdade racial. Seu objetivo é desenvolver produções culturais e artísticas e participar do desenvolvimento de políticas afirmativas no mercado audiovisual.

Tece Arte: coletivo de 55 mulheres rendeiras que produzem peças artesanais únicas com base nos aprendizados ancestrais da etnia Guaná.

O MOVE_MT

Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT) em parceria com o instituto Oi Futuro, o programa MOVE_MT é voltado para iniciativas do segmento da economia criativa, que incluem mundo das artes, negócios digitais e criações funcionais (urbanismo, moda, gastronomia, turismo, etc).

Em sua primeira edição, a aceleração atendeu 30 negócios criativos de diferentes municípios mato-grossenses. Nesta segunda edição, mais 20 iniciativas foram selecionadas para participar do ciclo de aceleração.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Dez pessoas são presas por embriaguez ao volante em Cuiabá

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA