Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Secel realiza mais uma etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-Grossenses

Publicados

MATO GROSSO

Chegou a vez dos estudantes da região esportiva Médio Norte disputarem as etapas regionais dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses. Realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e sediadas em Tangará da Serra, as competições reúnem 61 equipes de nove municípios da região.

A abertura do evento com entrada oficial das delegações ocorre neste sábado (30.04), às 19h30, no Estádio Municipal Mané Garrincha, em Tangará da Serra. Com presença de público, a solenidade conta com a participação de representantes da Secel, de autoridades locais e de municípios vizinhos. 

As competições prosseguem até quinta-feira (05.05) com disputas de equipes masculinas e femininas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. Participam das competições representantes dos municípios de Acorizal, Arenápolis, Barra do Bugres, Diamantino, Jangada, Nobres, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Tangará da Serra.

Formadas por atletas de 12 a 14 anos, 22 equipes de escolas públicas e particulares da região disputam os Jogos Escolares. Já os Jogos Estudantis contam com 39 seleções municipais com atletas de 15 a 17 anos. As equipes campeãs em cada modalidade e gênero avançam para a fase estadual de sua respectiva competição. 

Leia Também:  Sema-MT utiliza tecnologia de satélites para fiscalizar desmatamentos minutos após a ocorrência

“É com muita satisfação que realizamos mais uma etapa regional dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis. São competições que, além de definirem os representantes de Mato Grosso nas fases nacionais, incentivam a prática esportiva estudantil. Agradecemos ao município de Tangará da Serra por sediar e nos ajudar na realização desses eventos tão importante para a formação de jovens atletas no Estado”, enfatiza o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Etapas dos Jogos Escolares e Estudantis

Com programação que vai de abril ao início de julho, a fase regional envolve equipes escolares dos municípios de todas as regiões de Mato Grosso que competem por vagas para a etapa estadual. Os estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e os da faixa etária de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções.

Até agora, já foram realizadas duas etapas regionais. De 08 a 13 de abril, em Campo Verde, os estudantes de 12 a 14 anos das regiões sul e sudeste iniciaram a programação do evento esportivo. E, de 16 a 21 de abril, estudantes de 12 a 17 anos disputaram a etapa regional Centro Norte, sediada no município de Sorriso.

Leia Também:  Governo de MT antecipa período proibitivo do uso do fogo no Pantanal

Após a realização da etapa regional Médio Norte, que acontece nesta semana em Tangará da Serra, estão programadas mais sete fases de disputas regionais, que serão sediadas nos municípios de Alta Floresta, Juara, Canarana, Confresa, Várzea Grande, Pontes e Lacerda e Alto Garças.

Nas fases estaduais, os Jogos são divididos de acordo com a faixa etária. A etapa estadual dos Jogos Escolares ocorre em Sorriso, de 16 a 22 de julho. E a dos Jogos Estudantis de Seleções serão realizadas em Lucas do Rio Verde, de 24 a 30 de julho.

Os campeões estaduais das modalidades coletivas e individuais representarão Mato Grosso nas fases nacionais correspondentes. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Estudantis da Juventude acontecem no início de setembro, em Aracaju (SE). Já os Jogos Escolares Brasileiros, que são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), ocorrem no mês de novembro, em local a definir.

Fonte: link

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Sema-MT utiliza tecnologia de satélites para fiscalizar desmatamentos minutos após a ocorrência

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA