MATO GROSSO
Seciteci abre inscrições para cursos de Inglês Básico I e Português para Estrangeiros
MATO GROSSO
Já estão abertas as inscrições para os cursos de Inglês Básico I e Português para Estrangeiros, oferecidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Escola Técnica de Cuiabá. As inscrições seguem até o dia 26 de abril, e podem ser feitas online.
Oferecido na modalidade presencial, os cursos têm como objetivo promover o aprendizado de um novo idioma e a integração em território mato-grossense. A oportunidade de aprender uma nova língua possibilita também maior integração no mercado de trabalho.
Ao todo, são 40 vagas disponíveis, sendo 20 para o curso de Inglês Básico I e outras 20 para o curso de Português para Estrangeiro. Ambos possuem carga horária total de 80 horas, com aulas duas vezes por semana (terça-feira e quinta-feira), tendo duração máxima de três meses e meio.
De acordo com o diretor da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá, Mauricio Dias, o curso presencial de Inglês básico será ofertado com o intuito de repassar aos alunos conhecimento e técnicas de fala e escrita do idioma.
“Sabe-se que a língua inglesa se tornou dominante mundialmente e hoje o profissional que domina esse idioma, além de ampliar seus horizontes, está apto a expandir e melhorar sua área de atuação profissional”, explicou.
Ainda segundo o diretor, já o curso de Português para Estrangeiros foi pensado com a finalidade de auxiliar as pessoas estrangeiras que estão residindo em Cuiabá ou que estão em nossa cidade temporariamente seguindo para outras cidades brasileiras.
“A dificuldade de entender e falar o nosso idioma dificulta ainda mais a vida dessas pessoas que de uma hora para outra passaram a viver num país de língua e cultura diferentes. Este curso foi criado na tentativa de amenizar esse impacto, facilitar o convívio e o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho”, afirmou Dias.
Como os cursos são ofertados na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), as aulas serão ministradas no período noturno e já começam em maio. As aulas serão realizadas na Escola Técnica Estadual de Cuiabá, localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, S/N, Bairro Novo Mato Grosso.
Vale ressaltar que as matrículas podem ser encerradas antes do prazo, caso a turma seja preenchida. O formulário de inscrições para o curso de Inglês Básico I pode ser acessado AQUI. Já o curso de Português para Estrangeiros está disponível AQUI.
Para mais informações, acesse os editais:
EDITAL – CURSO DE INGLÊS BÁSICO I
EDITAL – CURSO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
*Sob supervisão de Cayron Fraga
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.