MATO GROSSO
Seciteci abre inscrições para cursos de Inglês Básico I e Português para Estrangeiros
MATO GROSSO
Já estão abertas as inscrições para os cursos de Inglês Básico I e Português para Estrangeiros, oferecidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Escola Técnica de Cuiabá. As inscrições seguem até o dia 26 de abril, e podem ser feitas online.
Oferecido na modalidade presencial, os cursos têm como objetivo promover o aprendizado de um novo idioma e a integração em território mato-grossense. A oportunidade de aprender uma nova língua possibilita também maior integração no mercado de trabalho.
Ao todo, são 40 vagas disponíveis, sendo 20 para o curso de Inglês Básico I e outras 20 para o curso de Português para Estrangeiro. Ambos possuem carga horária total de 80 horas, com aulas duas vezes por semana (terça-feira e quinta-feira), tendo duração máxima de três meses e meio.
De acordo com o diretor da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá, Mauricio Dias, o curso presencial de Inglês básico será ofertado com o intuito de repassar aos alunos conhecimento e técnicas de fala e escrita do idioma.
“Sabe-se que a língua inglesa se tornou dominante mundialmente e hoje o profissional que domina esse idioma, além de ampliar seus horizontes, está apto a expandir e melhorar sua área de atuação profissional”, explicou.
Ainda segundo o diretor, já o curso de Português para Estrangeiros foi pensado com a finalidade de auxiliar as pessoas estrangeiras que estão residindo em Cuiabá ou que estão em nossa cidade temporariamente seguindo para outras cidades brasileiras.
“A dificuldade de entender e falar o nosso idioma dificulta ainda mais a vida dessas pessoas que de uma hora para outra passaram a viver num país de língua e cultura diferentes. Este curso foi criado na tentativa de amenizar esse impacto, facilitar o convívio e o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho”, afirmou Dias.
Como os cursos são ofertados na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), as aulas serão ministradas no período noturno e já começam em maio. As aulas serão realizadas na Escola Técnica Estadual de Cuiabá, localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, S/N, Bairro Novo Mato Grosso.
Vale ressaltar que as matrículas podem ser encerradas antes do prazo, caso a turma seja preenchida. O formulário de inscrições para o curso de Inglês Básico I pode ser acessado AQUI. Já o curso de Português para Estrangeiros está disponível AQUI.
Para mais informações, acesse os editais:
EDITAL – CURSO DE INGLÊS BÁSICO I
EDITAL – CURSO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
*Sob supervisão de Cayron Fraga
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Itaipava lidera conversas e é a marca mais falada durante o Carnaval 2025

A cerveja Itaipava se consagrou como a marca mais falada dentre as cervejas no Carnaval 2025. Amparada em ações inéditas criadas exclusivamente para a folia, a cerveja do Grupo Petrópolis reafirmou sua força e conexão com o público e somou um total de 8.330 menções nas plataformas Twitter/X, Facebook, Instagram, portais de notícias e blogs, liderando o volume de conversas no segmento. Os dados de monitoramento são da plataforma Stilingue, mapeando as métricas da campanha no período de 15 de janeiro de 2025 a 05 de março de 2025.
A metodologia analisou as menções em mar aberto oito marcas de cerveja, entre elas Itaipava, Brahma, Amstel, Heineken e Corona, abrangendo as plataformas e veículos citados acima. Foram consideradas menções que incluíssem o nome da marca ou seu perfil oficial, combinados com palavras-chave relacionadas ao Carnaval, além de hashtags oficiais das marcas e eventos patrocinados.
O desempenho se deve, principalmente, a uma estratégia de conteúdo 360°, criada pela equipe de Itaipava em parceria com a WMcCANN, que reforçou a presença ativa de influenciadores nas redes e ampliaram a visibilidade da Itaipava no digital. Dentre os temas de destaque em mar aberto estiveram as ações com fãs clubes do squad da marca, como Ivete Sangalo e Álvaro Xaro, somados ao patrocínio da marca ao Bloco Coruja, da cantora e embaixadora, que somou 689 mil visualizações nos conteúdos publicados no Instagram. As conversas também incluíram experiência de consumo de Itaipava no bloco e nos Camarotes e eventos patrocinados pela marca durante o carnaval.
O Gole Gole, copo térmico e inderramável criado pela marca para garantir que o folião não perca nenhum gole de sua cerveja no meio da festa, dominou o interesse nos canais proprietários da marca. O copo produzido por impressão 3D de alta precisão e tecnologia giroscópica rodou os carnavais de Olinda e Salvador nas mãos de influenciadores.
Já o TikTok foi o canal que se manteve como o mais engajado da marca em posts proprietários. Na plataforma, parcerias como a ativação com Thaynara OG também renderam resultados positivos com mais de 2 milhões de views.
“Estamos muito felizes com os resultados durante o Carnaval. O engajamento do público com a nossa marca demonstra uma estratégia digital assertiva e a importância dos influenciadores na amplificação da mensagem. A Itaipava tem no Carnaval um momento estratégico, e conseguimos reforçar ainda mais essa conexão autêntica com os consumidores”, destaca Diego Santelices, head de comunicação e mídia do Grupo Petrópolis.
Ações da marca
Além das ações digitais, a Itaipava reforçou sua presença no Carnaval patrocinando eventos icônicos pelo país, como o Olinda Beer (PE), os Camarotes Villa e Planeta Band e o Bloco Coruja (BA), o Oba Festival (SP) e a transmissão do SBT Folia. No Camarote Villa, um dos mais prestigiados do circuito Barra-Ondina em Salvador, a marca contou com um estúdio exclusivo onde eram produzidos conteúdos em tempo real. Nesse espaço, influenciadores como Adriane Galisteu, Álvaro, Thaynara OG e Carol Peixinho, entre outros, e veículos como TikTok, UOL e Sua Música produziram conteúdos, transmissões, interações e dinâmicas conectando quem está na folia e quem acompanha à distância.
Para o Carnaval 2025, a Itaipava trouxe inovações em sua estratégia. Além do copo inderramável Gole Gole, a campanha criada pela WMcCann com o mote “A sede de folia pede. Itaipava” resgatou o icônico cooler da Itaipava apresentado na campanha de Verão e levou o espírito da folia para Salvador com um filme estrelado por Ivete Sangalo. A marca também apostou em uma collab inédita com a Avon, unindo duas paixões do público: a Itaipava e o batom conhecido por sua durabilidade de 16 horas sem borrar.