Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Secretário de Educação representa MT em evento nos Estados Unidos

Publicados

MATO GROSSO

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, viajou nesta segunda-feira (23.01) aos Estados Unidos para participar do Treinamento em Alta Governança Educacional, promovido pela Varkey Foundation e Comunidad Atena. O evento vai reunir ministros e secretários de Educação da América Latina, entre os dias 24 e 27 de janeiro, em Washington (DC).

Alan é um dos quatro representantes da Educação Pública no Brasil convidados. Os demais são Washington Bandeira (Piauí), Raquel Teixeira (Rio Grande do Sul) e Vitor De Ângelo (Espírito Santo). “Esse convite nos dá a certeza de que as 30 políticas educacionais e mais de 130 ações em andamento desde 2019 foram decisões assertivas do Governo de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Educação”, analisou Alan.

Para ele, será mais uma oportunidade de mostrar o que Mato Grosso tem feito e de conhecer cases de sucesso educacional da América latina. “Vamos discutir sobre três eixos de forma transversal: Treinamento que desenvolve habilidades e o pensamento criativo, imersão em instituições e propostas inovadoras com impacto educacional, além da articulação e conexão com especialistas de diferentes áreas educacionais e organizações multilaterais”.

Leia Também:  Confira o status das obras dos quatro Hospitais Regionais que o Governo está construindo em MT

Alan observa que o principal objetivo é promover a transformação educacional por meio da criação de uma comunidade de ministros da Educação e secretários estaduais de toda a América Latina. “Hoje Mato Grosso é referência educacional no Brasil e, certamente, o convite para um treinamento dessa dimensão é reflexo do que temos feito e do que buscamos como meta, que é estar entre as cinco redes mais bem avaliadas do Brasil”.

A capacitação tem apoio de importantes instituições ligadas à Educação como a Fundação Lemann, Instituto Natura, Leading Education, Fundación Incluyendo México, Fundación Coppel, Gergetown University e o Banco de Desarrollo de América Latina.

A viagem do secretário Alan Porto será custeada pela Varkey Foundation.

De 23 a 30 de janeiro, o secretário-adjunto Executivo, Amauri Monge Fernandes, responderá pela pasta.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

Publicados

em

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.

Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.

“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.

O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.

Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.

Leia Também:  VÍDEO: Motoristas da Secretaria de Saúde de VG entram em greve e manifestam pedindo ajuste salarial

Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.

Representante da advocacia

Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.

“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.

Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.

“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.

Leia Também:  Gefron apreende 4 toneladas de drogas e dá prejuízo de R$ 83 milhões ao crime organizado

O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA