Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sedec promove capacitação sobre sistema digital para acessar financiamento pelo FCO

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) está com as inscrições abertas para a capacitação sobre o sistema “Cartas-Consulta Digitais” para obter financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). O curso será realizado no dia 7 de março, de forma híbrida, ou seja, presencial e online.

A capacitação é realizada em parceria com o Sistema OCB de Mato Grosso, na sede da OCB, em Cuiabá. É gratuita e destinada a produtores rurais, cooperativas do agronegócio e cooperativas de crédito de Mato Grosso interessados em requerer o financiamento junto ao FCO. As vagas presenciais são limitadas a 50 pessoas. Porém, não há limitação de quantidade de participantes de forma remota. 

“Esse curso vai abordar questões práticas para o entendimento das mudanças para tomada de recursos do FCO. Será mostrado como é feito o preenchimento da carta-consulta digital e apresentados os trâmites internos para o envio do documento” , explicou a consultora de Desenvolvimento de Novos Negócios da OCB-MT, Sâmyla Sousa.

Para 2023, o recurso destinado ao fundo é de R$ 9,51 bilhões, com previsão de índice de contratação de 33% para Mato Grosso, correspondendo a R$ 3,13 bilhões.

Leia Também:  Motoristas têm até esta quarta-feira (29) para resgatar pontos do Nota MT e garantir desconto no IPVA

FCO Digital

O FCO é um conjunto de financiamentos destinado a produtores rural (FCO Rural) e empresários (FCO Empresarial) para fomentar o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste.

O sistema digital de cartas-consulta do FCO foi idealizado pela equipe da Sedec e serviu de base para a criação do “FCO Digital”, que passou a ser obrigatório em todos os estados do Centro-Oeste a partir do dia 11 de fevereiro, conforme publicado no Diário Oficial da União. Com isso, a partir de agora, os pedidos de crédito junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste devem ser solicitados pela internet. 

Para o secretário executivo dos Conselhos da Sedec, Raphael Guizardi, a ferramenta digital é uma forma democratizar ainda mais o acesso ao crédito e facilitar a vida dos produtores rurais e empresários mato-grossenses.  

“O FCO Digital, de iniciativa do governo estadual, despertou o interesse da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para unir forças e criar um sistema único, que fornece ao proponente uma agilidade antes não vista nas análises de crédito, diminuindo os erros sistêmicos de elaboração de carta-consulta, podendo monitorar o andamento do seu processo. Acreditamos no sucesso dessa nova fase e assim daremos ainda mais agilidade ao processo, deixando menos burocrático e ainda mais transparente”, explicou Guizardi.

Leia Também:  Mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

A nova ferramenta do FCO é um serviço 100% online, que permite aos interessados preencherem as cartas-consulta de forma eletrônica, e não mais de forma física nas agências bancárias. Com o novo sistema, o solicitante consegue acompanhar todo o trâmite da proposta encaminhada às instituições financeiras e Conselhos de Desenvolvimento Econômico de cada Estado. 

Além disso, no FCO Empresarial podem ser aplicadas taxas de juros prefixadas ou pós-fixadas aos financiamentos, sendo que as taxas pré-fixadas são especificadas na programação, dando segurança e previsibilidade ao investidor.

As atualizações das novas regras para acessar crédito do FCO serão repassadas por um assessor técnico da Sudeco de forma gratuita. O processo diminui erros de preenchimento e agiliza os procedimentos de financiamento.

Clique aqui para preencher o formulário da  inscrição.

 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Festival Braseiro de Rondonópolis terá estação de churros, pururuca e camarim para mulheres

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA