Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Seduc divulga relação dos estudantes pré-selecionados para etapa nacional do Parlamento Jovem Brasileiro

Publicados

MATO GROSSO

 Seduc divulga relação dos estudantes pré-selecionados para etapa nacional do Parlamento Jovem Brasileiro


05 de Outubro de 2023 às 09:00
Eles terão a chance de participar, em Brasília, da elaboração da Carta do PJB à Câmara dos Deputados
Rui Matos | Seduc-MT
Wesley Rodrigues
A | A
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta terça-feira (04.10), o resultado do processo de pré-seleção dos discursos entregues pelos estudantes participantes da etapa local do Parlamento Jovem Brasileiro 2023, a Jornada de Aprendizagem Cidadã, promovido pela Câmara dos Deputados.

Por ordem de pontuação, os classificados nesta fase foram Allyson Guilherme Soares de Almeida (98,18 pontos), da Escola Estadual Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres, do município de Rio Branco; Emilly Silva Pinheiro Leite (87,27 pontos), da Escola Estadual 7 de Setembro, de Barra do Bugres;  Lizandra Maria Lizaldo Tolentino Barbosa (85,45 pontos), Escola Estadual Carlos Irigaray Filho, de Alto Taquari; e Thalysson de Almeida Porto Carvalho (78,18 pontos), Escola Estadual Juscelino Kubistchek de Oliveira, Nova Xavantina.

Leia Também:  Shows sertanejos, estreias e teatro animam o fim de semana

Na etapa local, que ocorreu entre 26 de julho e 10 de setembro, 40 estudantes participaram da jornada de aprendizagem, que iniciou com pesquisa sobre políticas públicas municipais, estaduais e nacionais relacionadas ao aspecto do tema que foi escolhido. Nessa fase exploratória também foi feita uma escuta de outros jovens do mesmo município, bairro ou cidade, para entender melhor a realidade e compreender as necessidades, os anseios e as propostas da juventude local.

Agora, eles vão para a etapa nacional que ocorre de 23 de outubro a 10 de novembro, quando será realizada votação popular das propostas apresentadas pelos estudantes da rede, além de avaliações de especialistas indicados pela organização. Nessa fase, o estudante terá a oportunidade de sintetizar seus aprendizados em um discurso, ampliando sua voz e representando outros jovens de seu estado.

Quem passar para a etapa final, prevista para ocorrer de 05 a 07 de dezembro, em Brasília, terá o desafio de ampliar as vozes da juventude de todos os estados brasileiros, elaborando a “Carta do PJB à Câmara dos Deputados”.

Leia Também:  Compras Públicas Inteligentes: palestra do procurador-geral de Contas inaugura seminário de transição municipal na AMM

O legislativo irá custear para os jovens selecionados e seus professores apoiadores as despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 14 de novembro no portal www.camara.leg.br/pjb.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Publicados

em

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

Leia Também:  Dois apostadores de MT 'batem na trave'; prêmio principal vai a R$ 120 mi

A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Leia Também:  Inscrições para SER Família CNH Social começam no dia 11 de março

Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA