MATO GROSSO
Seduc divulga resultado da 2ª etapa e dos finalistas do SuperChef da Educação
MATO GROSSO
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o intuito da competição é valorizar o papel dos profissionais da nutrição escolar na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, além de incentivar a utilização de alimentos oriundos da agricultura familiar como determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O resultado final da competição será divulgado no dia 6 de outubro, quando a receita será preparada e avaliada por quatro jurados, seguindo os seguintes critérios: modo de preparo, boas práticas, sabor e apresentação.
Segundo a coordenadora de Alimentação Ascolar da Seduc, Luana Leão, a competição foi realizada em três etapas até agora. A primeira fase foi eliminatória e os ingredientes das receitas foram analisados por nutricionistas da Seduc quanto ao tipo de alimento (in natura, processado, ultra processado e proibido), além da criatividade.
Já a segunda foi classificatória. Os nutricionistas, junto com as Diretorias Regionais de Educação (DREs), analisaram ingredientes quanto à viabilidade do PNAE, se são oriundos da agricultura familiar e a criatividade do prato. Nesta fase, as receitas que obtiverem 20 pontos ou mais foram classificadas e submetidas à votação da comunidade escolar.
As receitas ficaram disponíveis no site da competição com a foto, os ingredientes, modo de preparo e a DRE do participante. A votação foi aberta e as três receitas mais votadas por DRE foram premiadas, sendo que a receita vencedora de cada DRE participará da etapa final, em Cuiabá.
Premiação
As premiações serão para os três primeiros colocados por DRE e para os três finalistas. Todos os participantes aprovados na primeira etapa receberão certificados.
Os três primeiros colocados na segunda etapa, inscritos em cada Diretoria Regional de Educação, serão premiados. O primeiro colocado receberá uma diária com acompanhante em pousada ou hotel; o 2º colocado, um cartão presente de loja, no valor de R$ 700; o 3º colocado ganhará um dia de spa em um salão de beleza, no valor de R$ 400.
Já a etapa final vai premiar o 1º colocado com um notebook; o 2º colocado com um aparelho celular, e o 3º colocado com um tablet.
Os 14 finalistas ganharão curso de gastronomia no formato EAD (online) da Escola de Gastronomia Brasil – IGA. A receita vencedora do 1º lugar estará no cardápio escolar de 2024.
- Confira aqui o resultado da segunda etapa dos premiados
- Confira aqui a classificação para etapa final
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.