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Seduc divulga resultado da Avaliação de Fluência em Leitura 2021

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, nesta quarta-feira (02.02), os resultados da Avaliação de Fluência em Leitura 2021 do programa Alfabetiza Mais MT. Cerca de 26.692 estudantes, do 2° ano do ensino fundamental das redes pública estadual e municipal, participaram do diagnóstico. A apresentação foi realizada por Live no canal da Seduc no Youtube.

A avaliação faz parte do cronograma de execução do Alfabetiza Mais MT e teve como objetivo diagnosticar a capacidade dos estudantes lerem com velocidade e precisão, sem dificuldades e compreensão da mensagem escrita. Os testes foram aplicados nos meses de outubro, novembro e dezembro, com a participação de 6.718 alunos da rede estadual e 19.974 alunos da rede municipal de educação.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância da avaliação e agradeceu o desempenho dos educadores. Também foram abordados os aspectos avaliados pelos testes e apresentado os perfis de leitores conforme os parâmetros da avaliação.

“A avaliação de fluência é um ponto de partida para definir o que deve ser feito no ano letivo de 2022 para auxiliar os estudantes e o professores a identificarem as dificuldades. Agradeço a todos os profissionais envolvidos, e que entenderam a necessidade de incluirmos esta política pública, recompor a aprendizagem dessas crianças e fazer todas as intervenções necessárias para obtermos melhores resultados”, afirmou o secretário.

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Participaram da reunião diretores e profissionais das Diretorias Regionais de Educação (DREs), Núcleos Regionais de Educação (NREs), coordenadorias regionais e municipais do Programa Alfabetiza Mais MT, e equipe técnico pedagógico da Seduc. Eles receberam orientações sobre as ações de intervenção pedagógica e reestabelecimento do processo de alfabetização dos estudantes.

“Este é um trabalho inédito em Mato Grosso e está sendo feito com muita responsabilidade, 2022 é um ano em que estamos investindo seriamente no programa Alfabetiza Mais MT, na formação dos professores. Este é um desafio que vamos enfrentar com a colaboração dos municípios”, afirmou a secretária adjunta de Gestão Educacional, Valdelice Oliveira Holanda.

Os testes foram realizados nos municípios por intermédio das 15 DREs, que são Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.

O Alfabetiza Mais MT foi lançado pelo Governo de Mato Grosso em agosto do ano passado, com a proposta de garantir a alfabetização das crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental. Desenvolvida em regime de parceria entre Estado e municípios e apoio da Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura, o Alfabetiza Mais MT é inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará. Implantada há 14 anos, a iniciativa foi a responsável em elevar os índices de alfabetização entre os estudantes.

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Representando o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Eduardo Ferreira, a suplente da regional sudeste, Simoni Pereira Borges, destacou a importância do planejamento das ações.

“É um instrumento pedagógico para o planejamento e busca da aprendizagem nas redes, desenvolvimento de boas práticas e formação continuada. Quero agradecer o empenho da Seduc e de todos os envolvidos neste processo para que as ações sejam cumpridas”, salientou.

Por meio dos resultados apresentados será formulado um plano de intervenção pedagógica para a recuperação da alfabetização, a partir do início do ano letivo de 2022.

Também participaram da apresentação o representante da Associação Bem Comum, Hylo Leal, a analista da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Fundação CAEd), Waldirene Maria Barbosa, e o coordenador estadual do programa Alfabetiza Mais MT, Isaltino Barbosa.

CONFIRA ABAIXO O RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA – 2021

Supervisão de Evelyn Ribeiro

Fonte: GOV MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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