MATO GROSSO
Seduc e comunidade se juntam para criar Plano Estratégico de Educação Escolar Quilombola
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) deu início, nesta quinta-feira (14.03), a uma série de reuniões com representantes de comunidades quilombolas de Mato Grosso, com o objetivo de formular o Plano Estratégico de Educação Escolar Quilombola. O plano irá subsidiar a proposta da Lei de Educação Escolar Quilombola no Estado.
No primeiro encontro, participaram representantes de cinco comunidades quilombolas dos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Barra do Bugres e Vila Bela da Santíssima Trindade.
A ideia é ouvir as comunidades e construir juntos o plano estratégico, levando em consideração as particularidades da educação quilombola, desde o conteúdo pedagógico até a alimentação escolar, por exemplo.
“A iniciativa mostra o compromisso que temos com a equidade na educação. Por outro lado, a educação quilombola para a comunidade é de fundamental importância, centraliza suas raízes históricas, costumes e conhecimentos. É a educação que lhe possibilita novos horizontes”, explicou a superintendente de Diversidades Educacionais (Sudi), Andreia dos Reis Juiz.
Na ocasião, a coordenadora de Educação Escolar Quilombola, Deborah Moreira Santos, destacou a importância das comunidades contribuírem com os desafios e proporem ações que atendam às suas demandas.
“Além das questões relacionadas às tradições, as comunidades vão nos dizer quais os temas que consideram pouco abordados na Educação e na Cultura. A partir daí, vamos reformular algumas ações agregando novos itens à nossa política de educação escolar quilombola”, analisou Deborah.
O representante da comunidade Quilombo Abolição, Luis Torquato, ressaltou a valorização pedagógica, cultural e social dentro do ambiente escolar, enfatizando a preservação das tradições e o respeito aos costumes.
“Entendemos ser importante criar essa valorização pedagógica, cultural e social dentro do ambiente escolar. A escola faz parte da comunidade e ela tem que vivenciar a nossa realidade”, disse ele.
A professora Jessica Libânia, que atua na Escola Estadual Maria de Muller, no Quilombo Abolição, elogiou a iniciativa da Seduc em ouvir os anseios das comunidades quilombolas e garantir os seus direitos.
“Essa oportunidade que a Seduc está nos dando, de apresentar as nossas reais necessidades, vai gerar uma grande diferença e melhores resultados no ensino e na aprendizagem”, resumiu a professora.
As próximas reuniões irão ocorrer sempre às quintas-feiras, das 09h às 11h30, na sede da Seduc. Ao todo, serão dez encontros com participações presenciais e também online.
Atualmente, a Rede Estadual de Ensino conta com 1.990 estudantes matriculados na modalidade quilombola em escolas estaduais, como as Reunidas Cachoeiras Rica, Verena Leite de Brito, Tereza Conceição Arruda, Maria Arruda Muller e José Mariano Bento.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Itaipava renova parceria com Ivete Sangalo e anuncia patrocínio à turnê “Ivete Clareou”
Itaipava, cerveja do Grupo Petrópolis – maior cervejaria com capital 100% nacional – anuncia a renovação da parceria com Ivete Sangalo até 2027 e confirma o patrocínio oficial da nova turnê da artista, “Ivete Clareou”, que, no final de outubro, embalou as cidades de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) em apresentações repletas de sucessos e releituras marcantes do samba e da cultura brasileira.
Desde o início da parceria, em 2024, Ivete Sangalo, tem contribuído estrategicamente para transformar a percepção da marca no mercado, reforçando seu posicionamento como uma cerveja de qualidade, feita com malte importado, lúpulo alemão e água nobre – ingredientes destacados no filme “Itaipava está de cara nova”, lançado em 2024, ano que a marca comemorou 30 anos de existência e, a cantora 30 anos de carreira.
Com carisma, credibilidade e autenticidade, Ivete traduz a essência da Itaipava: uma marca brasileira, acessível, alegre e cada vez mais conectada com os brasileiros. Sua imagem contribui diretamente para fortalecer atributos de confiança e qualidade, além de ampliar o alcance da marca em diferentes regiões do país, especialmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Segundo pesquisa feita pelo Grupo Petrópolis, e aplicada pela Ipsos, 80% dos entrevistados concordam que a presença da cantora melhora a percepção de qualidade da cerveja, enquanto 60% declaram que sua presença aumenta a intenção de compra e a diferenciação da marca no mercado.
Para Diego Santelices, Head de Comunicação Externa e Mídia do Grupo Petrópolis, Ivete representa valores que se conectam diretamente à Itaipava. “Ivete é a cara do Brasil e fala diretamente com o nosso consumidor. Uma das artistas mais influentes, ela se conecta com todas as idades, o que é excelente para uma cerveja de consumo massivo como a Itaipava. Renovar essa parceria e estar presente no Clareou é um pilar importante dentro da nossa estratégia, pois conseguimos ativar a marca durante todo o ano, o que evidencia a versatilidade da artista”, conta o executivo da marca.
Ao longo da parceria, a cantora já esteve à frente de campanhas de grande repercussão da marca e participou de ações nos principais períodos sazonais, como o São João e o Carnaval, e é uma peça fundamental para amplificar as mensagens-chave de Itaipava.
“Renovar essa parceria com a Itaipava só reforça o trabalho sério, consistente e potente que estamos construindo juntos. Ser embaixadora de uma marca 100% brasileira é extremamente gratificante. Com inovação, criatividade e responsabilidade, vamos continuar crescendo e seguiremos em mais um ciclo vitorioso juntos. Vamos brindar com água nobre, malte importado e lúpulo alemão”, compartilha Ivete Sangalo.
Turnê “Ivete Clareou” e Itaipava
Depois de São Paulo e Minas Gerais, a turnê “Ivete Clareou” ainda passará pelas capitais do Rio de Janeiro, da Bahia e do Rio Grande do Sul. Os shows celebram o início de mais uma fase da parceria entre a cantora e Itaipava. Durante as apresentações, o público aproveitará o melhor do da cerveja Itaipava Premium e Fest Drinks, sabor Spritz – linha de bebidas prontas para o consumo (RTDs – ready to drink), lançada pelo Grupo Petrópolis em outubro de 2024.
Refrescante e ideal para o verão, a linha Fest Drinks by Itaipava conta ainda com os sabores Intense Citrus – com saquê e vodca na composição e Gin Tônica – feita com London Dry Gin. Segundo dados da Nielsen, o segmento de RTDs cresceu 12,1% em volume e 15,8% em valor, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho consolida a categoria como uma das que mais avançam dentro do mercado de bebidas alcoólicas.
Durante os shows da turnê, a marca disponibilizará ainda um bar proprietário e espaço instagramável para que o público possa fazer suas fotos, ações que irão reforçar que Itaipava é uma cerveja feita com orgulho, para todos os momentos e todos os públicos.
SOBRE A ITAIPAVA – Criada em Petrópolis (RJ) há mais de 30 anos, Itaipava conquistou o consumidor brasileiro e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. Conheça o site: http://www.cervejaitaipava.com.br – @itaipava.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
-
MATO GROSSO6 dias atrásAcrismat abre inscrições para o 2º Seminário da Suinocultura de Mato Grosso
-
MATO GROSSO6 dias atrásTV Toninho de Souza e APETAC realizam sorteio de ingresso para show do Guns N’ Roses em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 horas atrásConselho de Consumidores de MT participa de debates sobre a transição energética no setor elétrico nacional
-
MATO GROSSO3 horas atrásItaipava renova parceria com Ivete Sangalo e anuncia patrocínio à turnê “Ivete Clareou”