MATO GROSSO
Seduc entrega 699 notebooks a secretários escolares da Rede Estadual de Ensino
MATO GROSSO
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) iniciou, nesta quarta-feira (09.11), a entrega de 699 notebooks a todos os secretários escolares da Rede Estadual de Ensino. Os servidores que atuam nas unidades sob jurisdição das Diretorias Regionais de Educação dos polos Cuiabá e Várzea Grande foram os primeiros a receber os equipamentos. Nas próximas semanas, as entregas terão continuidade nos demais 13 polos restantes.
“Esta ação específica tem como objetivo principal a valorização da prática na gestão escolar”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, na solenidade de entrega dos primeiros equipamentos, que ocorreu dentro da programação do 2º Simpósio de Qualificação e Pesquisa em Educação, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Segundo ele, é prática no cotidiano da pasta valorizar e enaltecer o servidor, reconhecer que o trabalho por ele realizado é elemento fundamental para o sucesso de todas as ações, sobretudo, na consolidação do Programa EducAÇÃO 10 Anos, que objetiva colocar Mato Grosso entre os cinco melhores do país até 2032.
Esta nova entrega de equipamentos fortalece a política de formação continuada dos profissionais da Educação e dos educadores, que ganhou uma nova dimensão, propiciando o acesso e a utilização dos recursos tecnológicos no ambiente escolar.
“A tecnologia permitiu que a interatividade e o acesso ágil à informação chegassem às salas de aula. Professores e secretários com seus notebooks em mãos, escolas com Chromebooks, TV’s e robótica educacional se tornaram grandes parceiros na hora de ensinar, de aprender ou de fazer a gestão escolar”, completou Alan.
Para a secretária adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP), Flávia Emanuelle de Souza Soares, a iniciativa é um estímulo extra aos secretários de escolas. “Temos realizado ações de capacitação, estímulos das mais diversas áreas e o computador vem para facilitar o acesso ao conteúdo necessário para agilizar o atendimento, seja ele na sala de aula ou na secretaria da escola”.
Karina França Garcia, que responde pela Secretaria Adjunta de Infraestrutura e Patrimônio (SAIP), também comemorou mais este avanço no processo de valorização do servidor. Ao se dirigir aos secretários escolares presentes na solenidade, ela observou que a Seduc-MT tem como eixo uma gestão comprometida com a excelência e o compromisso com as pessoas. “Um servidor motivado demonstra dedicação e empenho maiores e mais relevantes, seja na execução de tarefas, na gestão e até mesmo no convívio com os demais no ambiente laboral”.
O secretário da escola Estadual Juarez Rodrigues dos Anjos, Leonardo Augusto da Silva Zuchini, recebeu o seu notebook com um largo riso. “Este equipamento é de extrema importância, pois proporciona mais agilidade em nossas tarefas diárias”. “Estar conectada com um notebook de qualidade fará toda a diferença”, emendou Sara Cortez de Moares Cruz, lotada na Escola Livre Aprender. André Cavari Harter, da Escola Estadual BM Dom Pedro II, também recebeu o notebook com semblante de felicidade. “Esta entrega é uma promessa cumprida. Nos foi prometido e agora a Seduc demonstra que realmente valoriza o seu servidor”, exclamou. Ambos receberam os notebooks representando a DRE polo Cuiabá.
Pela Diretoria Regional de Educação polo Várzea Grande, os três primeiros a receber seus equipamentos foram Marcos Taques, da Escola Estadual Luiza Boabaid; Wilton Sobrinho, da Manoel Gomes; e Roseli Barbosa, secretária na Escola Estadual Adalgisa de Barros. “Estamos sem palavras para dizer o quanto significa esta ação para nós, servidores. Certamente, vamos corresponder com mais eficiência”, falou Roseli.
Valorização contínua
Em meados de 2021, mais de 19 mil professores foram contemplados com uma verba específica, de R$3.500,00, para comprar notebook para o seu trabalho. “Fomos além, remunerando cada professor com o auxílio internet, com valor mensal de R$ 70,00. Com isso, foi possível cada profissional contratar um plano com mais velocidade e qualidade”, explicou a secretária adjunta de Gestão Regional (SAGR), Alcimaria Ataides da Costa.
A secretária adjunta de Gestão Educacional (SAGE), Lelia Rocha Abadio Brun, enalteceu a importância da entrega de notebooks para professores e secretários de escolas, além dos 30 mil Chromebooks já entregues às escolas. “Todos agora estão equipados e participam de constantes formações na área de tecnologia na educação, visando aliar as ferramentas às práticas adotadas em sala de aula”, finalizou.
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
Itaipava lidera conversas e é a marca mais falada durante o Carnaval 2025

A cerveja Itaipava se consagrou como a marca mais falada dentre as cervejas no Carnaval 2025. Amparada em ações inéditas criadas exclusivamente para a folia, a cerveja do Grupo Petrópolis reafirmou sua força e conexão com o público e somou um total de 8.330 menções nas plataformas Twitter/X, Facebook, Instagram, portais de notícias e blogs, liderando o volume de conversas no segmento. Os dados de monitoramento são da plataforma Stilingue, mapeando as métricas da campanha no período de 15 de janeiro de 2025 a 05 de março de 2025.
A metodologia analisou as menções em mar aberto oito marcas de cerveja, entre elas Itaipava, Brahma, Amstel, Heineken e Corona, abrangendo as plataformas e veículos citados acima. Foram consideradas menções que incluíssem o nome da marca ou seu perfil oficial, combinados com palavras-chave relacionadas ao Carnaval, além de hashtags oficiais das marcas e eventos patrocinados.
O desempenho se deve, principalmente, a uma estratégia de conteúdo 360°, criada pela equipe de Itaipava em parceria com a WMcCANN, que reforçou a presença ativa de influenciadores nas redes e ampliaram a visibilidade da Itaipava no digital. Dentre os temas de destaque em mar aberto estiveram as ações com fãs clubes do squad da marca, como Ivete Sangalo e Álvaro Xaro, somados ao patrocínio da marca ao Bloco Coruja, da cantora e embaixadora, que somou 689 mil visualizações nos conteúdos publicados no Instagram. As conversas também incluíram experiência de consumo de Itaipava no bloco e nos Camarotes e eventos patrocinados pela marca durante o carnaval.
O Gole Gole, copo térmico e inderramável criado pela marca para garantir que o folião não perca nenhum gole de sua cerveja no meio da festa, dominou o interesse nos canais proprietários da marca. O copo produzido por impressão 3D de alta precisão e tecnologia giroscópica rodou os carnavais de Olinda e Salvador nas mãos de influenciadores.
Já o TikTok foi o canal que se manteve como o mais engajado da marca em posts proprietários. Na plataforma, parcerias como a ativação com Thaynara OG também renderam resultados positivos com mais de 2 milhões de views.
“Estamos muito felizes com os resultados durante o Carnaval. O engajamento do público com a nossa marca demonstra uma estratégia digital assertiva e a importância dos influenciadores na amplificação da mensagem. A Itaipava tem no Carnaval um momento estratégico, e conseguimos reforçar ainda mais essa conexão autêntica com os consumidores”, destaca Diego Santelices, head de comunicação e mídia do Grupo Petrópolis.
Ações da marca
Além das ações digitais, a Itaipava reforçou sua presença no Carnaval patrocinando eventos icônicos pelo país, como o Olinda Beer (PE), os Camarotes Villa e Planeta Band e o Bloco Coruja (BA), o Oba Festival (SP) e a transmissão do SBT Folia. No Camarote Villa, um dos mais prestigiados do circuito Barra-Ondina em Salvador, a marca contou com um estúdio exclusivo onde eram produzidos conteúdos em tempo real. Nesse espaço, influenciadores como Adriane Galisteu, Álvaro, Thaynara OG e Carol Peixinho, entre outros, e veículos como TikTok, UOL e Sua Música produziram conteúdos, transmissões, interações e dinâmicas conectando quem está na folia e quem acompanha à distância.
Para o Carnaval 2025, a Itaipava trouxe inovações em sua estratégia. Além do copo inderramável Gole Gole, a campanha criada pela WMcCann com o mote “A sede de folia pede. Itaipava” resgatou o icônico cooler da Itaipava apresentado na campanha de Verão e levou o espírito da folia para Salvador com um filme estrelado por Ivete Sangalo. A marca também apostou em uma collab inédita com a Avon, unindo duas paixões do público: a Itaipava e o batom conhecido por sua durabilidade de 16 horas sem borrar.