MATO GROSSO
Seduc incentiva matrículas de novos alunos em escolas de tempo integral
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) iniciou uma campanha específica para inclusão de novos alunos nas escolas estaduais de tempo integral, que contam com mais de 15 mil estudantes nas 80 unidades instaladas nos 14 polos regionais de educação.
As escolas de tempo integral oferecem uma proposta pedagógica diferenciada, que busca desenvolver não apenas o conhecimento teórico, mas também habilidades práticas. Os estudantes têm a oportunidade de participar de atividades extracurriculares, como esportes, artes e projetos sociais, que contribuem para a formação integral do indivíduo.
“O objetivo é ampliar a oportunidade de vivenciar essa experiência enriquecedora”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
As escolas de tempo integral oferecem uma proposta pedagógica diferenciada, que busca desenvolver não apenas o conhecimento teórico, mas também habilidades práticas. Os estudantes têm a oportunidade de participar de atividades extracurriculares, como esportes, artes e projetos sociais, que contribuem para a formação integral do indivíduo.
Além disso, as escolas de tempo integral contam com uma equipe de profissionais diferenciados e preparados para oferecer um acompanhamento mais próximo aos estudantes. Isso permite que cada um deles seja apoiado em seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, recebendo o suporte necessário para alcançar seus objetivos educacionais e de vida.
A Seduc está envolvendo toda a comunidade estudantil, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos por meio das diretorias regionais de educação, as DREs, na campanha de inclusão de novos alunos. “A educação de tempo integral é uma jornada que vai muito além da sala de aula e, por isso, o objetivo para 2024 é chegar a 103 unidades escolas”, destacou Alan.
As DREs estão distribuindo cartazes digitais, além de outros materiais publicitários, para que os estudantes que desejam ingressar em uma escola de tempo integral conheçam um pouco mais sobre essa modalidade de ensino.
Para garantir a inclusão de todos os estudantes, a campanha de matrículas dará prioridade aos estudantes do Público-Alvo da Educação Especial (PAEDE). Eles poderão se matricular no período de 8 a 9 de janeiro, assegurando que tenham acesso a uma educação de qualidade.
Já para os demais estudantes não PAEDE residentes em Cuiabá, o período para solicitação e confirmação da matrícula será de 11 a 19 de janeiro de 2024. E para os estudantes não PAEDE dos demais municípios, o prazo será de 12 a 19 de janeiro.
“A escola de tempo integral não é apenas um lugar para adquirir conhecimento. É também um espaço de descobertas, de interação com o mundo e de formação de cidadãos conscientes e críticos. É isso o que temos a oferecer. Basta se matricular para vivenciar essa experiência única”, finalizou o secretário.
Em nove das 80 unidades de tempo integral, o ingresso de novos estudantes ocorre apenas por meio de processo seletivo: EE do Campo Jaraguá (Água Boa), EE do Campo Terra Nova (Terra Nova), EE do Campo Deputado Oscar Soares (Alto Garças); as escolas estaduais militares de tempo integral Dom Pedro II (Cuiabá) e André Maggi (Rondonópolis); EE de Tempo Integral Vocacionada ao Esporte Gov. José Fragelli (Cuiabá), além das escolas estaduais vocacionadas às línguas Antônio Epaminondas (Cuiabá), Honório Rodrigues Amorim (Várzea Grande) e Jonas Lopes da Silva (Tangará da Serra).
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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