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Segundo episódio de podcast destaca incentivo do Governo de MT a micro e pequenos empreendedores

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As linhas de crédito oferecidas a micro e pequenos empresários de Mato Grosso pela agência de fomento do Estado, a Desenvolve MT, foram divisores de água para a empresa de Thathyanna Costa. Proprietária de uma rede de brownies em Cuiabá, ela conta no podcast Conecta Jovem desta quinta-feira (10.11) sobre a importância de incentivos como os oferecidos pelo Governo do Estado. 

“Quando nos profissionalizamos foi que comecei a pesquisar linhas de crédito que nos atendesse. E foi então que descobri a Desenvolve MT. Já fizemos duas contratações: a primeira para giro de capital e a segunda para adquirir uma máquina de embalagens e automatizar a nossa produção. Foi mesmo um divisor de águas”, afirma.

Thathyana conta que desde sempre quis ser empreendedora, o que a levou a estudar Administração, mas revela que, no entanto, o negócio de brownies começou como uma atividade extra, apenas para custear uma viagem. 

No bate-papo com os apresentadores Leo Oliveira e Mariel Mattos, a empresária ainda lembra os desafios que enfrentou desde a abertura da empresa, a pandemia da covid-19, e a necessidade de conciliar trabalho e lazer, e pontua a romantização do empreendedorismo com o “boom” das mídias sociais. 

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“Não dá para se aventurar nos negócios. Você pode ter o melhor marketing e ter uma longa jornada de trabalho, mas, se você não souber fazer as contas, você não ganha dinheiro”, avalia. 

Este segundo episódio do Conecta Jovem contou com a participação da estudante Aline Vitória. A conversa completa está disponível nos canais do Governo no Youtube e pelo Spotify.

Fonte: GOV MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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