MATO GROSSO
Segurança Pública continua sendo a pasta com mais pedidos de acesso à informação via Ouvidoria Setorial
MATO GROSSO
A Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) continua sendo a pasta com o maior registro de solicitações de acesso à informação. De janeiro a dezembro de 2021, houve um aumento de 64,8%, comparada ao mesmo período do ano de 2020.
A Ouvidoria é o canal de comunicação e informação entre o cidadão e a instituição. Em 2021, a Ouvidoria Setorial da Sesp registrou 640 mensagens. Dessas, 247 foram pedidos de informações recebidos, o que equivale a 42% do total das demandas registradas.
Em relação a essas solicitações de acesso à informação, 97,6% tiveram o acesso concedido dentro do prazo legal de até 20 dias, seja por meio eletrônico ou físico. O acesso foi negado em apenas 2,3% por se tratar de informações ou documentos inexistentes ou por falta de requisito mínimo de atendimento.
As demais mensagens registradas, 27% são denúncias, 18% solicitações, 10% reclamações, 2% elogios e 1% de sugestão. No ano passado, o destaque foi para o registro dos elogios que foram ofertados aos profissionais, o número triplicou de 2020 para 2021.
A ouvidora setorial da Sesp, Márcia Cristina Ourives, destacou o importante papel que a ouvidoria vem realizando e contribuindo com a sociedade.
“O canal de comunicação ofertado por intermédio das ouvidorias tem se mostrado muito eficiente, os dados coletados refletem essa realidade, pois muitas denúncias originam em operações desencadeadas pela Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil, inclusive com prisões e fiscalizações de outros órgãos”, pontou a ouvidora.
A Ouvidoria Setorial da Sesp tem interação com todos os órgãos do Sistema de Justiça e Segurança Pública do Estado e do Governo Federal, sendo vinculada operacionalmente à Controladoria Geral do Estado (CGE) e compreende administrativamente à Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Serviço ao cidadão
Os pedidos de informação podem ser solicitados via serviço de informação ao Cidadão (SIC), disponível no Portal do Governo do Estado e no Portal da Transparência. Também podem ser solicitados pelos telefones: 162 ou 0800-647-1520 e, ainda presencialmente nas Ouvidorias Setoriais das secretarias e entidades estaduais.
Outra alternativa, é o contato direto com a ouvidoria da Segurança Pública, por meio do e-mail: ouvidoriasetorialsesp@sesp.mt.gov.br. Ou ainda por meio do Fale Cidadão http://www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao/.
MATO GROSSO
Acrismat abre inscrições para o 2º Seminário da Suinocultura de Mato Grosso
A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) abriu as inscrições para o 2º Seminário da Suinocultura de Mato Grosso, que será realizado no dia 2 de dezembro, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá (MT). O evento será exclusivamente presencial e reunirá produtores, profissionais, lideranças e especialistas do agronegócio para discutir os desafios e oportunidades da suinocultura moderna.
Com uma programação voltada ao fortalecimento do setor, o seminário abordará temas como mercado, produção, sustentabilidade, gestão, inovação e desenvolvimento pessoal, em um ambiente de troca de conhecimento e conexão entre os agentes da cadeia produtiva.
Entre os palestrantes confirmados estão referências nacionais na suinocultura, no agronegócio e no desenvolvimento de lideranças, como; Everton Krabbe – Chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), Marcos Jank – Professor sênior de Agronegócio do INSPER e coordenador do Centro Insper Agro Global, Eduardo Shinyashiki – Escritor, neuropsicólogo e mentor internacional de liderança, Leandro Guissoni – Professor no Brasil e nos Estados Unidos, autor de casos de negócios em Harvard e cofundador da Decoupling, Roberta Leite, diretora da 333 Brasil, que conduzirá um debate sobre sucessão familiar, com a participação de jovens suinocultores de diferentes regiões do estado.
Para o presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Frederico Tannure Filhos, o evento tem como propósito promover conhecimento prático, inspirar novas lideranças e impulsionar o crescimento sustentável da suinocultura mato-grossense, setor que vem se consolidando como um dos pilares do agronegócio estadual.
“O Seminário será um espaço de aprendizado, reflexão e integração. Vamos discutir o presente e o futuro da suinocultura, com especialistas que inspiram e provocam mudanças positivas no setor”, destacou o presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho.
Serviço
O que: 2º Seminário da Suinocultura de Mato Grosso
Quando: 2 de dezembro de 2025 (terça-feira)
Onde: Hotel Gran Odara – Av. Miguel Sutil, 8344 – Ribeirão da Ponte, Cuiabá/MT
Inscrições: https://encurtador.com.br/BBMc
Mais informações: (65) 3624-8125