MATO GROSSO
Sema abre inscrições para capacitação em ensino de geociências e meio ambiente
MATO GROSSO
O curso tem o objetivo de capacitar professores do ensino básico de Chapada dos Guimarães para o ensino das geociências e assuntos relacionados ao meio ambiente. A capacitação será realizada no formato híbrido, com aulas teóricas online e aulas de campo presenciais.
A ação faz parte de um projeto que visa desenvolver ações de qualificação, divulgação científica e produção de materiais pedagógicos no território do Geoparque Aspirante Unesco Chapada dos Guimarães. A previsão é que novos cursos sejam abertos em breve, entre eles: Interpretação do geopatrimônio para guias e condutores de turismo (120h); Geoparque como uma oportunidade para o seu negócio (60h); Turismo de base comunitária (60h) e Geoprodutos, como desenvolver (60h).
Geoparque Chapada dos Guimarães
Os Geoparques Mundiais da Unesco são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Nestas áreas são priorizadas a conservação e o desenvolvimento sustentável.
Chapada dos Guimarães está na lista dos aspirantes ao título de Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), por ter sítios e paisagens de relevância geológica e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do município.
Serviço
Curso “Educação e geoparques”
Inscrições: até 30 de julho de 2023
Link de inscrição: https://forms.gle/CSShUU71oK97LvCQ9
Informações: https://www.geoparkchapadadosguimaraes.com/cursos
Para mais informações sobre o curso, entrar em contato com a coordenadora do Projeto, professora Flávia, pelo telefone número 065981237819.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrásSindicatos rejeitam transferência de poderes ao IMAC e alertam para riscos de leis que enfraquecem o sistema agroambiental de MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO6 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO6 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO6 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão